Publicidade
Publicidade
Podcast do PN analisa as Pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Redação, 20/05/2022
Mariana Bueno (Nielsen), Dante Cid (SNEL) e Vitor Tavares (CBL) participam do programa e analisam os principais resultados vistos na última edição do estudo

Os resultados das pesquisas Produção e Vendas (PeV) e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro foram divulgados nesta terça (17) e vimos que o faturamento das editoras com a venda de livros para todo o mercado registrou um crescimento nominal de 6% mas, em termos reais, queda de 4%.

Já o levantamento Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro revelou um acréscimo nominal de 23% e em termos reais, 12%, no faturamento com conteúdo digital. Ainda assim, o digital continua representando 6% do setor editorial.

Além disso, os números do subsetor de Didáticos também chamaram atenção. Foi o único que apresentou uma queda significativa de 14% em termos reais, e 5% (nominal), refletindo a retração das vendas em ano de pandemia e a migração dos alunos da rede privada para a pública.

São muitos os detalhes que merecem ser analisados, já que 2021 foi um ano atípico que veio depois de outro ainda mais peculiar, ambos afeados pela pandemia de covid-19. Para fazer essa análise, o Podcast do PublishNews chamou, mais uma vez, Mariana Bueno, economista da Nielsen responsável pela pesquisa; Vitor Tavares, presidente da CBL; e Dante Cid, presidente do SNEL.

No bate-papo, eles comentaram os resultados da pesquisa, falaram sobre o crescimento expressivo do subsetor de Obras Gerais e da retomada de Religiosos e do desempenho mais tímido de CTP. “Quando eu olhei o número de CTP este ano eu fiquei feliz. Eu espero que isso seja o indicativo de uma recuperação e que a gente consiga ver uma curva ascendente”, comentou Mari.

Sobre o crescimento dos canais de vendas Livrarias e Livrarias Exclusivamente Virtuais, Mari também analisou: “O impacto da crise das grandes redes para as editoras, ela foi maior que a pandemia e isso aconteceu porque a gente teve o canal Livrarias Exclusivamente Virtuais para as editoras. Então para alguns subsetores, o ano passado, esse canal foi importantíssimo para que a queda não fosse maior”, disse.

Sobre o assunto, Mari lembrou ainda que as livrarias físicas também vendem bem na internet e que o fato deve ser considerado. “Esse canal foi muito importante para as editoras segurarem e se manterem durante a pandemia. Se havia algum questionamento, deixou de existir durante a pandemia”, concluiu.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
O episódio fala sobre as atuais discussões em torno da regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil e como isso impacta a Lei de Direitos Autorais
O episódio destaca também a evolução da Flip ao longo dos anos, ressaltando as mudanças e as características que se mantiveram e a tornaram um evento tão relevante para o setor do livro no país
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
A vida é curta demais para eu ler todo o grosso dicionário a fim de por acaso descobrir a palavra salvadora.
Clarice Lispector
Escritora brasileira
(1920 - 1977)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar