Publicidade
Publicidade
Podcast do PN analisa as Pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Redação, 20/05/2022
Mariana Bueno (Nielsen), Dante Cid (SNEL) e Vitor Tavares (CBL) participam do programa e analisam os principais resultados vistos na última edição do estudo

Os resultados das pesquisas Produção e Vendas (PeV) e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro foram divulgados nesta terça (17) e vimos que o faturamento das editoras com a venda de livros para todo o mercado registrou um crescimento nominal de 6% mas, em termos reais, queda de 4%.

Já o levantamento Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro revelou um acréscimo nominal de 23% e em termos reais, 12%, no faturamento com conteúdo digital. Ainda assim, o digital continua representando 6% do setor editorial.

Além disso, os números do subsetor de Didáticos também chamaram atenção. Foi o único que apresentou uma queda significativa de 14% em termos reais, e 5% (nominal), refletindo a retração das vendas em ano de pandemia e a migração dos alunos da rede privada para a pública.

São muitos os detalhes que merecem ser analisados, já que 2021 foi um ano atípico que veio depois de outro ainda mais peculiar, ambos afeados pela pandemia de covid-19. Para fazer essa análise, o Podcast do PublishNews chamou, mais uma vez, Mariana Bueno, economista da Nielsen responsável pela pesquisa; Vitor Tavares, presidente da CBL; e Dante Cid, presidente do SNEL.

No bate-papo, eles comentaram os resultados da pesquisa, falaram sobre o crescimento expressivo do subsetor de Obras Gerais e da retomada de Religiosos e do desempenho mais tímido de CTP. “Quando eu olhei o número de CTP este ano eu fiquei feliz. Eu espero que isso seja o indicativo de uma recuperação e que a gente consiga ver uma curva ascendente”, comentou Mari.

Sobre o crescimento dos canais de vendas Livrarias e Livrarias Exclusivamente Virtuais, Mari também analisou: “O impacto da crise das grandes redes para as editoras, ela foi maior que a pandemia e isso aconteceu porque a gente teve o canal Livrarias Exclusivamente Virtuais para as editoras. Então para alguns subsetores, o ano passado, esse canal foi importantíssimo para que a queda não fosse maior”, disse.

Sobre o assunto, Mari lembrou ainda que as livrarias físicas também vendem bem na internet e que o fato deve ser considerado. “Esse canal foi muito importante para as editoras segurarem e se manterem durante a pandemia. Se havia algum questionamento, deixou de existir durante a pandemia”, concluiu.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela Arena Cultural Pólen e Salão de Ideias, e ainda ouviu Elisabete da Cruz, Leonardo Neto e André Dias, responsáveis por outros espaços na Bienal de SP
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros
Podcast do PublishNews conversou com Vitor Tavares, Pedro Almeida e Diego Drumond, os responsáveis pela Livraria Drummond, que abrirá em breve, no Conjunto Nacional
Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, conta ao Podcast do PublishNews a origem da ideia de uma feira de livros ao ar livre, que vai ser atração nesta semana na Praça Charles Miller, em São Paulo
Wendel Isler, vencedor do prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano, participou do podcast do PN e falou sobre sua trajetória, planos e conquistas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela Arena Cultural Pólen e Salão de Ideias, e ainda ouviu Elisabete da Cruz, Leonardo Neto e André Dias, responsáveis por outros espaços na Bienal de SP
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo, Paulo Tedesco aborda o novo corte de investimentos no ensino superior público federal
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
A boa literatura não traz respostas, mas pode ajudar a colocar as questões certas.
José Eduardo Agualusa
Escritor angolano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar