Tudo o que você precisa saber sobre 'A grande livraria'
PublishNews, Redação, 11/05/2022
Estande coletivo de 300 m² na Bienal do Livro de SP pretende reunir o maior número possível de livrarias em um projeto inovador

Na noite da última terça (10), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Beto Ribeiro (Livraria Simples) e Claudia Machado (Catavento Distribuidora) participaram de uma live mediada pelo PublishNews para contarem os detalhes do estande coletivo A grande livraria, que estará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (02 a 10/07).

Iniciativa de um grupo de livrarias associadas à ANL – Martins Fontes, Leonardo da Vinci, Livraria da Vila, Travessa, Livraria Simples, Janela e Leitura –, o estande coletivo terá 300 m² e pretende reunir o maior número possível de livrarias para participar do projeto que quer transmitir para os visitantes do evento a experiência de visitar uma livraria dentro da Bienal.

Alexandre contou que a ideia desse estande coletivo surgiu de um grupo criado por diversas livrarias durante a pandemia. Com reuniões semanais, esse grupo divide histórias, problemas, conquistas e cria ideias para inovar seus negócios. “Esse estande, acima de tudo, quer sinalizar a importância das livrarias – não por acaso o nome será Tudo começa na livraria – e a ideia é tentar reunir o maior número possível de livrarias – grandes, médias e pequenas”, explicou.

A Bienal acontecerá em São Paulo, mas livrarias de todo o Brasil podem participar. “O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de ter um grupo de livrarias ocupando um espaço na Bienal”, contou Beto Ribeiro, da Simples. Desde que a Saraiva deixou de participar do evento, a Bienal não contava com a presença de uma livraria no local.

A Catavento será a responsável por administrar o estande e cuidar da logística. Já a equipe de atendimento será contratada pela distribuidora, mas será indicada pelas livrarias participantes. Para participar do estande, as livrarias devem preencher um formulário on-line.

Para fazer o estande acontecer, a Catavento reuniu o custo para ter um espaço na Bienal e o custo da montadora. Esse valor foi dividido por 100 e cada livraria que se juntar ao projeto entrará como investidor.

As livrarias podem comprar de uma a 15 cotas, cada uma no valor de R$ 5 mil. Independente da cota adquirida, todas elas terão a mesma divulgação e espaço dentro do estande. O lucro – ou prejuízo – também será de acordo com a quantidade de cotas compradas. “O mais importante é que nós não estamos entrando nesse projeto com a ideia de ganhar dinheiro. Estamos entrando porque acreditamos nele e no que está por trás dele, que é justamente é essa sinalização da importância das livrarias físicas e a importância de que essas livrarias físicas estejam juntas”, frisou Alexandre.

Livrarias interessadas em participar podem preencher o formulário e, caso tenham dúvidas, podem escrever para marketing@cataventobr.com.br.

A live completa - com cotas as explicações sobre o projeto, você confere abaixo.

[11/05/2022 11:00:00]