​Nei Lopes lança dicionário sobre direitos humanos em São Paulo
PublishNews, Redação, 23/09/2025
Obra de referência é publicada pela Civilização Brasileira e traduz conceitos da área para a linguagem cotidiana

Nei Lopes lança seu novo livro em São Paulo (SP) | © Grupo Editorial Record
Nei Lopes lança seu novo livro em São Paulo (SP) | © Grupo Editorial Record
Vencedor do Prêmio Jabuti e considerado um dos principais intelectuais brasileiros em atividade, Nei Lopes lança agora Dicionário dos direitos humanos e afins (Civilização Brasileira). Na obra, o autor, compositor e cantor “traduz” quase 500 verbetes para a fala popular, esclarecendo conceitos e práticas ligadas aos direitos humanos.

O lançamento do livro será realizado nesta terça-feira (23), às 19h, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, Bela Vista – São Paulo / SP). O evento contará com um bate-papo especial no 3º piso da livraria entre Nei Lopes e a escritora Cidinha da Silva, seguido de uma sessão de autógrafos.

A obra reúne quase 500 verbetes que explicam, em linguagem acessível, termos relacionados a esse vasto campo teórico e de práxis que assegura a dignidade a todas as pessoas, principalmente àquelas pertencentes a grupos não hegemônicos. E faz isso apresentando com a mesma clareza e profundidade tanto conceitos populares, como “periferia”, “discurso de ódio” e “samba”, quanto os que circulam mais restritamente, como “decolonialidade”, “Estado democrático de direito” e “lugar de fala”.

Como Carlos Alberto Medeiros afirma em seu prefácio, este Dicionário de direitos humanos e afins “poderia ser descrito como manual antirreacionarismo, capaz de transmitir os princípios básicos a serem defendidos por todos aqueles que valorizam a convivência harmônica e o apoio mútuo entre os seres humanos”.

Com obras que vão da música à literatura, Nei Lopes se consagra como um dos intelectuais mais prolíficos e multifacetados do país. Seu mais novo livro desmitifica conceitos e expressões que antes ficavam restritos à esfera acadêmica.

[23/09/2025 11:22:23]