Um gibi de 81 anos comprado por R$ 14,7 milhões
PublishNews, 11/04/2022
Um exemplar com a primeira aparição do Capitão América nos quadrinhos, com data de março de 1941, foi comprado num leilão no Texas por 3,12 milhões de dólares, entrando na lista dos cinco gibis mais caros da história

Embora tenha chegado às bancas de jornais americanas nos últimos dias de dezembro de 1940, o gibi número um do Capitão América tem data oficial de lançamento em março no ano seguinte, porque as revistas traziam impressa nas capas a data de recolhimento dos exemplares. Assim, o gibi vendido na noite da última quinta-feira (7) em uma casa de leilões em Dallas, no Texas, tem oficialmente 81 anos. Em ótimo estado de conservação, foi comprado por 3,12 milhões de dólares. Aproximadamente R$ 14,7 milhões.

Fortunas gastas em gibis históricos não são mais novidade, mas esse exemplar tem duas caraterísticas que valem ser destacadas. Primeiro, o valor, que entra na lista das cinco revistas em quadrinhos mais caras da história. Em segundo lugar, uma curiosidade sobre a capa, algo que certamente influenciou muito na valorização da revista.

Um ano antes do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, que fez os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, a capa do gibi traz o Capitão América dando um soco em Hitler. Nas aventuras contidas no gibi, o Capitão América e seu companheiro Bucky, personagens criados por Joe Simon e Jack Kirby, lutavam na Europa ao lado dos inimigos do nazismo. De certa forma, a capa antecipou o ódio que os americanos iriam nutrir por Hitler nos anos seguintes.

A estreia do Capitão América nos gibis arrecadou um preço um pouco menor do recordista nesse gênero: uma edição de Amazing Fantasy #5, de 1962, com a primeira aparição do Homem-Aranha nos gibis. Ela foi comprada ano ano passado, por 3,6 milhões de dólares.

[11/04/2022 11:00:00]