Fortunas gastas em gibis históricos não são mais novidade, mas esse exemplar tem duas caraterísticas que valem ser destacadas. Primeiro, o valor, que entra na lista das cinco revistas em quadrinhos mais caras da história. Em segundo lugar, uma curiosidade sobre a capa, algo que certamente influenciou muito na valorização da revista.
Um ano antes do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, que fez os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, a capa do gibi traz o Capitão América dando um soco em Hitler. Nas aventuras contidas no gibi, o Capitão América e seu companheiro Bucky, personagens criados por Joe Simon e Jack Kirby, lutavam na Europa ao lado dos inimigos do nazismo. De certa forma, a capa antecipou o ódio que os americanos iriam nutrir por Hitler nos anos seguintes.
A estreia do Capitão América nos gibis arrecadou um preço um pouco menor do recordista nesse gênero: uma edição de Amazing Fantasy #5, de 1962, com a primeira aparição do Homem-Aranha nos gibis. Ela foi comprada ano ano passado, por 3,6 milhões de dólares.