Women's Prize 2022 anuncia semifinalistas
PublishNews, Talita Facchini, 08/03/2022
Entre as 16 selecionadas estão nomes como Miranda Cowley Heller, Elif Shafak, Ruth Ozeki e Maggie Shipstead

O Women’s Prize, que consagra anualmente a melhor obra de ficção escrita por mulheres, anunciou nesta terça (8), as semifinalistas da sua 27ª edição.

Foram 175 obras inscritas, mas somente 16 continuam na disputa para ganhar o prêmio de £ 30 mil (aproximadamente R$ 201 mil). “Depois de uma discussão animada e apaixonada, minhas colegas juradas ficaram encantadas ao descobrir que nossos 16 romances favoritos eram incrivelmente diversos, escritos por mulheres de todas as idades de todo o mundo, abrangendo diferentes gêneros e de editoras grandes e pequenas”, resumiu Mary Ann Sieghart, autora e presidente do júri.

Entre os nomes indicados, somente a americana Miranda Cowley Heller tem sua obra de estreia publicada no Brasil. O palácio de papel foi lançado em janeiro pela Intrínseca e entrelaça duas camadas: a primeira se desenrola no tempo presente, em Cape Cod, e acompanha o processo de tomada de decisão da protagonista – uma mulher de 50 anos e mãe de três filhos. A outra se concentra nas memórias da personagem, com cenas do passado inevitavelmente emergindo.

A autora e colunista turca Elif Shafak, que participou da última edição virtual da Flip, está entre as semifinalistas com The island of missing trees, que será publicado ainda este ano pela HarperCollins. A obra conta a história de um amor interrompido pela guerra e de como os encontros e desencontros decorrentes desse fato reverberam por décadas a fio.

A autora Ruth Ozeki também está na lista com a obra The Book of Form and Emptiness, que conta a história de um menino que após perder o pai começa a ouvir as vozes dos objetos ao seu redor, e de sua mãe, que desenvolve um problema de acumulação. No romance, o menino acha refúgio em uma biblioteca e conhece o seu próprio livro que o ensina a ouvir as coisas que realmente importam.

Outros nomes conhecidos como Maggie Shipstead, com o livro Great circle – finalista do Booker Prize 2021 – e Meg Mason com Sorrow & Blisstambém concorrem ao prêmio.

Entre as autoras estreantes estão nomes como Kirsty Capes, com o livro Careless, uma história sobre o amadurecimento de uma amizade feminina; Lisa Allen-Agostini com The bread the devil knead, um romance que explora um caso de amor abusivo e a libertação feminina em Trinidad; Violet Kupersmith com Build your ouse around my body, uma história sobre duas mulheres vietnamitas que desaparecem com décadas de diferença; Dawnie Walton com The final revival of Opal and Nev, um romance que recria a carreira de uma parceria musical fictícia, ambientada na década de 1970 em Nova York e Paris; e Louise Erdrich com seu 23º romance The sentence, que se passa durante um ano – a história começa no Dia de Finados de 2019 e termina no Dia de Finados de 2020 – e tem como cenário uma livraria independente.

A lista com as seis finalistas será divulgada em 27 de abril o prêmio será entregue no dia 15 de junho.

Confira a lista completa das semifinalistas.

O palácio de papel (Intrínseca), de Miranda Cowley Heller
The book of form and emptiness (Canongate Books), de Ruth Ozeki
The island of missing trees (Viking), de Elif Shafak
The bread the devil knead (Myriad Editions), de Lisa Allen-Agostini
Salt Lick (Unbound Digital), de Lulu Allison
Careless (Orion Fiction), de Kirsty Capes
Remote sympathy (Europa Editions), de Catherine Chidgey
Flamingo (Tinder Press), de Rachel Elliott
The sentence (Corsair), de Louise Erdrich
Build your house around my body (Oneworld), de Violet Kupersmith
Sorrow & Bliss (Weidenfeld & Nicolson), de Meg Mason
The exhibitionist (Mantle), de Charlotte Mendelsohn
This one sky day (Faber & Faber), de Leone Ross
Great circle (Doubleday), de Maggie Shipstead
The final revival of Opal and Nev (Quercus), de Dawnie Walton
Creatures of passage (Jacaranda Books), de Morowa Yejidé

[08/03/2022 09:00:00]