
Miranda July é a única autora com obra já publicada no Brasil entre as finalistas da 30ª edição do Women’s Prize. July concorre com De quatro (Amarcord), que conta a história da busca de uma mulher por um novo tipo de liberdade.

Segundo o júri, cada um dos seis livros pré-selecionados explora a necessidade de liberdade pessoal e conexão humana, “ilustrando as maneiras pelas quais autonomia, amor e amizade podem atuar como um bálsamo para os desafios da vida. Escritos com nuances e profundidade, eles oferecem histórias atraentes e multicamadas que o incentivam a sentar e prestar atenção ao mundo ao seu redor”.
O júri destaca ainda que são obras que questionam o domínio da história sobre nossas vidas, juntamente com histórias que navegam em nossa busca predominante por identidade. Vários romances empregam humor — da sátira mordaz à comédia observacional matizada — para explorar questões difíceis em torno da herança cultural.
Acompanham July as autoras Aria Aber (Good Girl); Sanam Mahloudji (The Persians); Yael van der Wouden (The Safekeep); Nussaibah Younis (Fundamentally) e Elizabeth Strout (Tell me everything), que já tem outras obras por aqui publicadas pela Companhia das Letras.
Good Girl acompanha uma garota de 19 anos que ao encontrar um novo grupo de amigos, sai do bloco de habitação pública lotado de refugiados e imigrantes onde habita. Ao conhecer novos lugares e dizer a todos que sua família é grega, não afegã, Nila verá que tudo o que ela espera, odeia e acredita sobre si mesma será desafiado.
The Persians acompanha os diversos personagens de uma família de classe alta que se vê exposta a fofocas. Logo, Shirin deve embarcar em uma grande jornada para restaurar o nome da família. Abrangendo do Irã dos anos 1940 até os fragmentados anos 2000, The Persians é um retrato de uma família em crise que explora questões atemporais de amor, dinheiro, arte e realização.
The Safekeep é um conto que tem como personagem Isabel, uma mulher solitária e que vive uma rotina rigorosa. Mas tudo vira de cabeça para baixo quando seu irmão Louis entrega sua nova namorada sem graça, Eva, na porta de Isabel – como uma convidada, lá para ficar durante a temporada. O que acontece entre as duas mulheres leva a uma revelação que ameaça desvendar tudo o que ela já conheceu.
Fundamentally acompanha a acadêmica Nadia, que aceita um emprego na ONU para reabilitar mulheres do ISIS (Estado Islâmico). Lá, ela conhece Sara, uma londrina que se juntou ao ISIS aos 15 anos. Uma amizade poderosa se forma entre as duas mulheres, até que uma confissão secreta de Sara ameaça tudo pelo que Nadia vem trabalhando.
E Tell me everything é um romance esperançoso e curativo sobre novas amizades, amores antigos e o desejo muito humano de deixar uma marca no mundo. A obra acompanha três personagens distintos que passam as tardes juntos contando histórias um ao outro.
A vencedora, que levará para casa o prêmio de £ 30 mil, será conhecida em 12 de junho, junto com a vencedora do Women’s Prize for Non Fiction.