Os seis finalistas do Booker Prize 2021
PublishNews, Talita Facchini, 15/09/2021
Três homens e três mulheres continuam na disputa para levar o prêmio £ 50 mil. Apontado como um dos favoritos, o Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro ficou de fora.

Um dos prêmios literários mais tradicionais do mundo, o Booker Prize, anunciou nesta terça-feira (14), os finalistas da sua edição de 2021. Três homens e três mulheres continuam na disputa para levar para casa o prêmio no valor de £ 50 mil.

Uma das apostas desse ano, o Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro, não passou para a última fase do prêmio. Ele concorria com a obra Klara e o Sol, publicada por aqui pela Companhia das Letras. Já o autor sul-africano Damon Galgut integra a lista de finalistas pela terceira vez. Galgut concorre com The promise, livro que conta a história de uma família sul-africana branca. Segundo Chigozie Obioma, integrante do júri, a obra pode ser resumida com a pergunta: existe verdadeira justiça nesse mundo? E que a “maneira do romance de lidar com isso é o que torna a obra uma realização e realmente merecedora de seu lugar na lista de finalistas”.

Destaque também para Patricia Lockwood, autora de No one is talking about this, sobre a história de uma mulher que se torna popular por conta de suas postagens nas redes sociais e viaja o mundo para se encontrar com seus fãs. O livro foi descrito pelo júri como “extremamente engraçado, comovente e desafiador”. Ainda segundo o júri, o triunfo do livro está em “evocar uma gama tão completa de descoberta emocional e amadurecimento dentro do meio nada promissor de tagarelice on-line".

Nascido no Sri Lanka, Anuk Arudpragasam é finalista com A Passage North, obra que dá atenção ao trabalho de se conseguir viver após um trauma; e a autora somali Nadifa Mohamed, garantiu seu lugar entre os seis escolhidos com The fortune men, que se passa nos anos 1950 e acompanha um homem acusado injustamente de um assassinato e que que aborda temas como empatia, racismo e desumanidade.

Completam a lista Richard Powers e Maggie Shipstead. A obra de Powers, Bewilderment, acompanha um astrobiólogo viúvo criando um filho problemático de nove anos marcado com um rótulo de "necessidades especiais". E o romance Great circle, de Shipstead, conta a história de Marian Graves, uma condenada aviadora fictícia, e de uma atriz de Hollywood escalada para seu filme biográfico décadas depois.

O vencedor será conhecido no dia 03 de novembro e para saber mais sobre as obras, clique aqui.

The promisse, de Damon Galgut
A passage north, de Anuk Arudpragasam
No one is talking about this, de Patricia Lockwood
The fortune men, de Nadifa Mohamed
Gret circle, de Maggie Shipstead
Bewilderment, de Richard Powers

Tags: Booker Prize
[15/09/2021 08:00:00]