Bienal de Pernambuco começa nesta sexta
PublishNews, Redação, 1º/10/2021
Em edição presencial e ofertas híbridas, evento seguirá com sua programação até 12/10. Nomes como Mia Couto, Itamar Vieira Junior, Marcelo D'Salete, Julián Fuks, Thalita Rebouças, Aline Bei, Jessé Souza e Marcelino Freire estão confirmados.

Começa nesta sexta-feira (1º) e segue até o dia 12 de outubro, a 13ª edição da Bienal de Pernambuco. De forma presencial, no pavilhão interno do Centro de Convenções (Cecon) de Pernambuco, em Olinda, e com ofertas híbridas, a festa literária marca a retomada das atividades econômicas do Cecon como o primeiro grande evento presencial sediado pelo espaço após um longo período de restrições devido à pandemia da covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, essa edição do evento homenageia o educador Paulo Freire e a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020, e focará em discutir os novos marcos do século 21.

Programação

Ao longo de 12 dias, a Bienal PE, que tem como tema este ano “Só existe uma vacina contra a Ignorância. Leia”, promoverá, aproximadamente, 120 horas de programação, com atividades diversas. Estão previstas 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades (presenciais e virtuais).

A abertura oficial da Bienal acontece às 17h, de maneira híbrida, com transmissão pelo canal do evento no YouTube. Logo depois, às 19h, Mia Couto e Itamar Vieira Junior participam da mesa Literatura e identidades nacionais. A conversa gravada, será transmitida no auditório da feira e também pode ser assistida de forma on-line.

Ainda na programação, haverá lançamento de livros, painéis sobre o cinema brasileiro, os desafios da cultura, literatura portuguesa contemporânea, o valor do escritor e da escrita, debates sobre leitura, escrita, gêneros literários e muito mais. Entre os nomes confirmados estão José Viegas, Marcelo D'Salete, Julián Fuks, Rennan Brayner, Afonso Cruz, Joel Neto, Sidney Nicéas, Thalita Rebouças, Aline Bei, Jessé Souza, Marcelino Freire, Cristovam Buarque, Paula Cajaty e muitos outros.

Já na programação presencial do Palco Sesc Além das Letras, muitas performances, contações de histórias, recitais, orquestras e apresentações escolares.

A programação completa de todas as áreas da Bienal está no site do evento.

Além disso, na feira, o público poderá conferir mais de 320 estandes distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon, uma área maior do que a da última edição. A previsão é movimentar mais de R$ 12 milhões em negócios durante os 12 dias de atividades ininterruptas.

Este ano o projeto também recebe apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sebrae, além de patrocínio da Petrobrás para ações da Bienalzinha, iniciativa com programação voltada para crianças de zero a seis anos de idade. A produção é de Rogério Robalinho, Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas.

Conexão Brasília x Pernambuco

O Projeto Eixo Literário BSB (PEL-BSB), que tem como objetivo levar a literatura gerada em Brasília para outros lugares do país, terá pela primeira vez, um estande (19-A) na Bienal de Pernambuco. O projeto conta com cerca de 40 autores, de idades e gêneros literários variados como poesia e prosa (contos, crônicas, romances, livros infantis e infantojuvenis), além de obras de ficção e de não ficção.

O estande do projeto terá livros de autores do DF e um monitor exibindo entrevistas com os escritores participantes do projeto. Além disso, quem passar pelo estande, ganhará um catálogo falando sobre cada um deles, assim como sobre as obras publicadas.

Até o final da Bienal, sete autores do DF irão participar presencialmente do evento fazendo lançamentos de livros e sessões de autógrafos no estande do PEL-BSB.

[01/10/2021 09:40:00]