Publicidade
Publicidade
As dores e as delícias de trabalhar com tradução no Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 13/09/2021
Podcast do PublishNews dá continuidade à sua série informal 'Ofícios' e conversa com Erico Assis e Guilherme Kroll sobre tradução

Em julho, o Podcast do PublishNews recebeu Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras, para debater o design editorial e a capa dos livros, um dos primeiros contatos do leitor com as obras. Ali, o Podcast começava, mesmo que informalmente, a série Ofícios, que quer apresentar aos assinantes do PublishNews as mais diferentes profissões da produção editorial. O assunto dessa vez é a tradução.

Quais as dificuldades destes profissionais que tornam livros de diversos lugares e idiomas acessíveis para nós leitores do português? E o que tanto é preciso para ser um tradutor? Para falar sobre o tema, o Podcast do PublishNews recebeu o tradutor e escritor, Erico Assis e o editor e tradutor Guilherme Kroll.

Na conversa, eles falaram sobre o que significa a tradução para cada um e como eles enxergam a importância desse trabalho. "Entendo que quando uma editora contrata um tradutor, ela tá contratando um escritor que vai reescrever aquele texto com toda a roupagem que tem uma cultura - no caso aqui a brasileira - e que vai colocar essa roupa nesse texto que nasceu em outro lugar", explicou Erico. "Estou encarregado, como tradutor, de fazer o texto funcionar e ficar – na minha língua – tão bonito quanto ele é na língua original", finalizou.

Já Kroll frisou que mesmo trazendo uma nova roupagem para o texto, a coerência do texto deve ser a prioridade. "Parto do pressuposto que estou pegando um texto num idioma que a pessoa não entende e vou verter ele para um outro que ela entende, e a gente faz essa ponte. Esse é o básico do básico", definiu.

Dando duas visões diferentes sobre o que é ser um tradutor, Assis e Kroll falaram ainda sobre como começaram suas carreiras, seus métodos de trabalho, a questão dos direitos autorais, do relacionamento - nem sempre perfeito - com as editoras, sobre prazos, remuneração e outros temas importantes.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Prezada editora - Mulheres no mercado editorial (Contafios / Moinhos), Organizadoras: Ana Elisa Ribeiro, Maria do Rosário A. Pereira e Renata Moreira
Escuta, Formosa Márcia (Veneta), de Marcello Quintanilha
Este era o nosso pacto (Conrad), Ryan Andrews - Tradução: Carol Pimentel
Fábulas italianas (Companhia das Letras), de Ítalo Calvino
Felix para sempre (Nacional), de Kacen Callender
Billie Eilish - The world´s a little blurry

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Episódio do Podcast do PublishNews investiga como a rede social tem influenciado as editoras no Brasil. Rafaella Machado (Record) e Mateus Erthal (Planeta) participam do programa.
Anna Luiza Cardoso, ganhadora do Prêmio, é a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana
Episódio recebeu Ricardo Perez (Amazon) e Gustavo Faraon (Dublinense) para falar sobre as boas práticas que editoras e varejistas adotam na hora de pensar a pré-venda de um livro
Podcast do PN recebe Guga Mafra e suas editoras Mariana Rolier (Storytel) e Fernanda Saboya (Melhoramentos) para falar sobre o processo de criação de ‘Como ser um rockstar’, podcast que acaba de virar livro.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A misteriosa funcionária da agência literária fictícia criada por Marisa Moura é promovida e agora ela precisa entender tudo sobre a Lei dos Direitos Autorais e já pintou a primeira dúvida.
Na sexta crônica da série 'Escrever para lembrar: o que grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas se lembra de histórias vividas com o autor de 'Malagueta, Perus e Bacanaço'
À frente do negócio, Samuel Honorato é o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
'Tenho apreço pelo conjunto de minha obra, pois jamais escrevi uma única linha levianamente, desligada de minha própria essência'.
Eduardo Alves da Costa
Escritor e poeta brasileiro em entrevista à Revista Ponto
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar