Dentre seus feitos, Melchionna é autora do PL 2604/2020 que quer facilitar o acesso de livrarias e editoras a linhas especiais de crédito durante a pandemia e em maio reuniu assinaturas suficientes para fazer tramitar uma emenda ao Projeto de Lei 3887/20, que quer criar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A proposta de Melchionna é que fique proibida a incidência desse tributo sobre o livro, que tem a sua imunidade tributária garantida na Constituição Federal.
A bancada desta edição do Sabatina será formada por José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, consultor do Cerlalc e ex-diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e ex-Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC); Fernanda Gomes Garcia, advogada e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Maria das Graças Monteiro Castro, bibliotecária, editora e coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), e Ruan Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo, especializado na cobertura de livros e mercado editorial.
No centro dessa conversa estarão a Lei Castilho – batizada em homenagem ao José Castilho e que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita –; a Lei do preço comum, uma referência ao projeto de lei 49/2015, que tramita no Congresso Nacional; os projetos que ameaçam os livros e programas como o PNLD, por exemplo, e outros que tentam ajudar livrarias, editoras, bibliotecas e o livro em geral. O trabalho por trás da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, os desafios enfrentados por Melchionna em seu mandato e ainda as dúvidas e preocupações do mercado editorial também serão abordados.
O programa será transmitido pelo YouTube do PublishNews.
O Sabatina PublishNews, já recebeu em sua estreia Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura.