Booker Prize anuncia os seus semifinalistas de 2021
PublishNews, Talita Facchini, 27/07/2021
O Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro figura entre os 13 selecionados da edição deste ano com a obra 'Klara e o Sol'. Finalistas serão anunciados em setembro.

Kazuo Ishiguro | © Divulgação
Kazuo Ishiguro | © Divulgação
O Booker Prize, um dos mais tradicionais prêmios literários do mundo, divulgou nesta terça (27) a lista com os 13 semifinalistas da sua edição de 2021. Entre os autores que disputam o prêmio de 50 mil euros está o Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro com o livro Klara e o Sol, publicado por aqui pela Companhia das Letras. A obra fala sobre o significado do amor e do cuidado ao explorar a relação entre a Inteligência Artificial e o ser humano. Ishiguro já venceu o Booker Prize em 1989 e foi finalista outras três vezes.

Autora da trilogia formada pelos livros Esboço, Trânsito e Mérito, publicados por aqui pela Todavia, Rachel Cusk também figura entre os 13 selecionados com seu novo livro Second place, que fala sobre amor, arte e sobre o que é preciso para viver uma vida livre. Outro destaque vai para a autora americana Patricia Lockwood. Seu livro No one is talking about this, descrito pelo júri como uma obra “brilhantemente engraçada sobre tragédia e sobrevivência” também figura entre os finalistas do Women’s Prize.

A lista ainda traz Damon Galgut, autor de The Promise, um livro sobre a história de uma família sul-africana branca “carregada de velhas vidas, velhas feridas, crimes contra a humanidade”, segundo os jurados. Por aqui, Galdut tem obras publicadas pela Companhia das Letras e Record.

Entre as estreias, destaque para o autor Nathan Harris, com seu primeiro livro The sweetness of water, que conta a história de uma pequena cidade fictícia no sul dos EUA imediatamente após a Guerra Civil. A obra impressionou o júri que destacou a “incrível forma como ele investiga temas de importância trans-histórica - sobre raça, sexualidade, violência e luto - por meio de personagens meticulosamente desenhados". Em junho, a apresentadora Oprah Winfrey escolheu o livro de Harris para o seu clube de leitura.

A lista com os seis finalistas será anunciada no dia 14 de setembro e o vencedor no dia 3 de novembro. Em 2020, o vencedor foi o autor Douglas Stuart, com seu romance de estreia Shuggie Bain.

Confira a lista completa dos 13 semifinalistas.

A passage north, de Anuk Arudpragasam (Granta Books)
Second place, de Rachel Cusk (Faber)
The promise, de Damon Galgut, (Chatto & Windus, Vintage, PRH)
The sweetness of water, de Nathan Harris (Tinder Press, Headline, Hachette Book Group)
Klara e o Sol, Kazuo Ishiguro (Companhia das Letras)
An island, de Karen Jennings (Holland House Books)
A town called Solace, de Mary Lawson (Chatto & Windus, Vintage, PRH)
No one is talking about this, de Patricia Lockwood (Bloomsbury Circus, Bloomsbury Publishing)
The fortune men, de Nadifa Mohamed (Viking, Penguin General, PRH)
Bewilderment, de Richard Powers (Hutchinson Heinemann, PRH)
China room, de Sunjeev Sahota (Harvill Secker, Vintage, PRH)
Great circle, de Maggie Shipstead (Doubleday, Transworld Publishers, PRH)
Light perpetual, de Francis Spufford (Faber)

Tags: Booker Prize
[27/07/2021 09:00:00]