Flipoços 2021 será virtual e terá residência literária com dois autores portugueses
PublishNews, Leonardo Neto, 13/07/2021
A partir de 21/07, a primeira Residência Literária Virtual receberá a romancista Teolinda Gersão e o contista Joel Neto. O PublishNews entra como parceiro da Residência e lança seu laboratório de mídia.

Edição presencial do Flipoços em 2019 | © Divulgação / Arquivo
Edição presencial do Flipoços em 2019 | © Divulgação / Arquivo
Nesta terça-feira (13), o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) anuncia a sua programação de 2021 a ser realizada entre os dias 21 e 25 de julho, no formato on-line. Uma das grandes novidades desse ano é a primeira Residência Literária Virtual Flipoços Camões, organizada em parceria com o Instituto Camões CCP Brasília. Ao longo de 20 dias, os escritores portugueses Teolinda Gersão e Joel Neto passearão virtualmente pela cidade e sua história, conversando com historiadores, jornalistas, escritores e personalidades locais. Ao fim desse período, eles desenvolverão textos que farão parte de um e-book a ser lançado em novembro, com distribuição gratuita. Toda a programação da qual os portugueses participarão será aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais do Festival.

O PublishNews entra com parceiro da Residência Literária e vai lançar mais um dos seus produtos: O DNA PublishNews, o nosso laboratório de mídia. A residência tomará corpo em uma casa virtual que abrigará os dois escritores. Em cada um dos cômodos, eles vão desenvolver um tema em vídeos. No quarto, por exemplo, eles falam dos seus sonhos; na biblioteca, sobre a lusofonia e na cozinha, suas referências gastronômicas. É uma forma de o leitor brasileiro conhecer Teolinda e Joel, de uma forma mais pessoal e próxima. O projeto entra no ar no mesmo dia do início da Residência Literária: 21 de julho e ele será alimentado à medida que o projeto acontece, trazendo para a página todas as atividades de que Teolinda e Joel participarão.

Ao fim do projeto, além do e-book com os textos produzidos pelos dois escritores, será lançado um documentário com os bastidores da Residência Literária. Tudo isso também estará disponível para os leitores do DNA PublishNews.

Programação

A 16ª edição do Festival Literário terá mais de 20 editoras parceiras e participações de diversos jornalistas, escritores nacionais e internacionais, editores e críticos literários na programação. Além disso, todos os debates e encontros poderão ser acompanhados ao vivo de forma gratuita e os lançamentos literários estarão à venda de forma inédita apresentados em carrosséis, modelo de exibição rotativo durante os debates. Toda a logística de venda e entrega estará a cargo da Livraria Martins Fontes, a Livraria oficial do Festival.

Na programação, temas de interesse geral serão discutidos pelos convidados como, por exemplo, a história do negro no Brasil, a desigualdade social e a pandemia e ainda como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamento podem nos impactar.

Já a programação do Flipocinhos, voltada para as crianças, será realizada em parceria com o Sesc.

Mais informações estarão disponíveis no site do Flipoços.

[13/07/2021 06:30:00]