Libros que viajan
PublishNews, Redação, 02/07/2020
Plataformas de impressão por demanda de origem argentina passam a operar no Brasil e a Bookwire passa a distribuir os catálogos de e-books e audiolivros da Planeta Espanha mundialmente, inclusive no Brasil

Duas iniciativas que acabam de ser anunciadas podem facilitar o intercâmbio de livros entre o Brasil e países hispanoablantes. A primeira delas é que a Bibliomanager, plataforma de comercialização, distribuição e impressão sob demanda presente em nove países ibero-americanos, se aliou à Docuprint, líder de produção de livros na América Latina de fala espanhola, para chegar ao Brasil.

A parceria entre as duas permite que o catálogo da Bibliomanager, composto por 19 mil títulos de 400 editoras, seja distribuído pela Livriz, filial da Docuprint no Brasil. A livraria O Ateneum é a primeira ligada ao catálogo internacional.

E o caminho inverso também será possível: editoras brasileiras poderão carregar seu catálogo na plataforma e passará a estar disponível nos mercados de língua espanhola via sistema de impressão por demanda.

A filosofia da empresa é: “livro sob demanda, sem estoque, sem exportações e nem devoluções”. A promessa é o fim de custos logísticos e aduaneiros já que os livros são produzidos no país onde está o comprador em um prazo de até 72 horas.

Outro destaque da solução é que o sistema da Bibliomanager está interligado à Fnac de Portugal, possibilitando, inclusive a venda de livros brasileiros em solo lusitano.

A segunda notícia é que a Bookwire assumiu, nesta quinta-feira (1º) a distribuição mundial do catálogo em língua espanhola da Planeta, composto por 30 mil títulos em e-book e outros 1,2 mil audiolivros. Antes a distribuição do grupo espanhol era partilhado entre a Libranda, com os títulos em espanhol, e a Bookwire, aqui no Brasil. No foco, estão os EUA, Portugal e os países das Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil.

A parceria é consequência de um projeto piloto iniciado no meio do ano passado, quando a Bookwire passou a distribuir uma seleção limitada de audiolivros da Planeta Espanha para plataformas de streaming.

O catálogo estará disponível em canais como Amazon, Apple, Google, Kobo, Casal del Libro, Scribd, Audible, Storyel, Nextory Espanha, Odilo, OverDrive e Xercode.

[02/07/2021 10:00:00]