O impacto da segunda onda da covid nas livrarias de rua
PublishNews, Redação, 14/04/2021
Vendas desabaram e empresa que monitora o varejo fala de queda de 73% no número de exemplares. Como resultado disso, Blooks fecha duas de suas unidades.

Blooks da rua Voluntários da Pátria, inaugurada em 2019 no Rio de Janeiro, encerrou as suas atividades | © Facebook da livraria
Blooks da rua Voluntários da Pátria, inaugurada em 2019 no Rio de Janeiro, encerrou as suas atividades | © Facebook da livraria
A segunda onda da covid-19 veio logo depois das festas de fim de ano, quando muitos brasileiros ignoraram as orientações de isolamento social e fizeram reuniões. A conta chegou e está estampada em todos os noticiários do país. O estado de São Paulo, um dos principais mercados consumidores do Brasil, fechou seu comércio considerado não essencial. São Paulo é só um exemplo. Medidas restritivas foram impostas em diversos outros estados e cidades, como tentativa de conter a epidemia.

Qual o impacto disso na venda de livros? A pedido do PublishNews, a Yandeh fez o levantamento considerando apenas as livrarias físicas, algumas delas com operações em ambientes virtuais. De acordo com a empresa que monitora a venda de livros por esse tipo de comércio, entre os dias 29 de março e 04 de abril, o número de exemplares vendidos no Brasil caiu 73%, quando confrontado com a primeira semana de 2021, que já apresentava queda de 34% na comparação com igual semana de 2020.

“As vendas só não foram menores porque algumas livrarias aprenderam a trabalhar on-line, seja vendendo por WhatsApp, marketplaces ou em seus próprios sites”, apontou Eduardo Cunha, diretor de negócios da Yandeh.

Cunha observa ainda que houve uma queda importante também no número de títulos (ISBNs) movimentados nesse período. Na semana 1 de 2021, os estabelecimentos monitorados pela empresa movimentaram 40.762 diferentes ISBNs. Já na semana de 29 de março e 4 de abril, esse número caiu para 20.379.

A Yandeh considerou nessa apuração a venda em 284 lojas, incluindo unidades de redes como Leitura, Curitiba, A Página, Livraria da Vila, Vanguarda, Cameron e Loyola.

Um dos reflexos desse abre-e-fecha do comércio é o fechamento em definitivo de unidades. A Blooks, por exemplo, confirma o fechamento de duas lojas: a da Avenida Paulista, em São Paulo, e a da rua Voluntários da Pátria, no Rio de Janeiro. Em comum as duas lojas estavam atreladas a cinemas; a de São Paulo, ao Reserva Cultural, e a do Rio de Janeiro ao Estação NET Rio.

[14/04/2021 10:30:00]