"Tendo em vista o interesse da mídia pelo estado de saúde de nosso pai, tornamos público que ele está internado desde sábado após ser diagnosticado com Covid-19. Ele está sendo tratado por excelentes profissionais e acompanhado de sua família. Pedimos à mídia que respeite sua privacidade e a nossa neste momento", diz o comunicado na página do empresário Álvaro Vargas Llosa.
Em abril de 2022, ele já havia passado pela mesma situação após apresentar complicações respiratórias.
Em dezembro, ele foi anunciado como o primeiro escritor a não escrever originalmente em francês a ser membro na Academia Francesa de Letras.
Além do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Vargas Llosa faz parte de um grupo que impulsionou uma onda de publicações de escritores latino-americanos pelo mundo na segunda metade do século XX, ao lado do colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), do mexicano Carlos Fuentes (1928-2012) e do argentino Julio Cortázar (1914-1984), entre outros autores e autoras.
Os livros de Vargas Llosa são encontrados no Brasil em edições da Alfaguara. Entre eles, best-sellers elogiados pela crítica como Conversa na catedral (1969), Pantaleão e as visitadoras (1973), Tia Júlia e o escrevinhador (1977), A festa do bode (2000) e Travessuras da menina má (2006).
En vista del interés de los medios por el estado de salud de nuestro padre, hacemos público que está hospitalizado desde el sábado tras habérsele diagnosticado el Covid-19. Está siendo tratado por excelentes profesionales y acompañado por su familia. Rogamos a los medios de…
— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) July 3, 2023