Autoridade britânica investiga a compra da S&S pela Penguin Random House
PublishNews, Redação, 23/03/2021
O órgão de defesa econômica do país diz que, se concluída, a aquisição poderá resultar ‘em uma diminuição substancial da concorrência em qualquer mercado’

No Reino Unido, o órgão de defesa econômica – a Competition & Markets Authority (CMA) – passou a investigar a compra da Simon & Schuster pela Penguin Random House. Em novembro passado, as empresas comunicaram a transação estimada em US$ 2,17 bilhões.

Ao anunciar a investigação, no último dia 22, a CMA disse que, se concluída, a fusão entre as duas empresa poderá resultar “em uma diminuição substancial da concorrência em qualquer mercado”.

Ao Bookseller, uma fonte da Penguin Random House informou que a empresa está trabalhando junto com a CMA na revisão do caso. Oficialmente, a Bertelsmann, dona da PRH, disse que espera concluir o negócio ainda em 2021.

Nos EUA, o Grêmio dos Escritores recorreu ao Departamento de Justiça pedindo o bloqueio da compra. Eles alegam que a fusão entre as duas gigantes colocaria “bem mais da metade dos principais mercados de livros dos EUA sob o controle de uma única empresa, o que representa uma série de ameaças à liberdade de expressão e à democracia no país”.

A Bertelsmann rebate dizendo que a participação combinada das duas empresas não ultrapassaria 20% nos EUA.

[23/03/2021 10:40:00]