Bertelsmann fica com Simon & Schuster e confirma a liderança mundial da Penguin Random House
PublishNews, Lorenzo Herrero, 26/11/2020
A transação se completará em 2021. Até lá os grupos seguem operando de forma independente.

Em comunicado enviado aos seus empregados nesta quarta-feira (25), Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, e Jonathan Karp, CEO da Simon & Schuster, anunciaram a aquisição da Simon & Schuster pela Bertelsmann – grupo alemão de comunicação dono da Penguin Random House. A compra de um das “Big Five” por outra que também faz parte desse grupo representa um movimento sem precedentes no mercado editorial mundial e potencializa ainda mais a concentração do setor. Além da PRH e S&S, participam do Big Five – reunião dos cinco maiores conglomerados editoriais em operação nos EUA – a Hachette, HarperCollins e Macmillan.

A oferta de aquisição da S&S pela Bertelsmann é estimada em algo em torno de US$ 2,17 bilhões, valor superior ao oferecido pela ViacomCBS, proprietário da HarperCollins, outro grupo editorial que estava de olho na Simon & Schuster. A compra se completará ao longo de 2021 e confirmará a liderança mundial da Penguin Random House no mercado global. Somadas as receitas anuais apuradas pelos dois grupos em 2019, têm-se a cifra 4,42 bilhões de euros, pelos dados reunidos pelo Global 50, ranking que reúne informações das 55 maiores empresas do setor.

O anúncio da compra veio seis meses depois da morte de Carolyn Reidy, que dirigiu a S&S por mais de uma década. O grupo editorial reúne mais de 30 selos.

No comunicado, Dohle celebrou a aquisição: “Estou emocionado em compartilhar com vocês que a Bertelsmann acaba de anunciar que adquirirá a Simon & Schuster e trazer seus selos mundiais para dentro da nossa família Penguin Random House. Há muito, admiro o time da Simon & Schuster e os livros que eles publicam e eu estou inacreditavelmente animado em dar as boas-vindas aos nossos novos colegas que chegam à Penguin Random House. O distinto legado da Simon & Schuster conquistado por autores notáveis, best-sellers perenes e êxitos comerciais é um complemento natural aos nossos programas editoriais e catálogos ao redor do mundo”.

No comunicado, Dohle ressalta ainda que a PRH tem demonstrado sucesso ao manter íntegra a cultura organizacional e o prestígio de cada selo adquirido pelo grupo, preservando as suas respectivas identidades e independência. Promete que com a S&S isso não será diferente.

Dohle afirma ainda que até que seja completada a transação, as duas empresas continuarão operando de maneira independente.

No Brasil, Penguin Random House é sócia majoritária do Grupo Companhia das Letras – que reúne selos como a própria Companhia das Letras, Zahar, Objetiva, Fontanar e Alfaguara.

[26/11/2020 09:20:00]