British Book Awards divulga os finalistas de 2021
PublishNews, Talita Facchini, 19/03/2021
Prêmio realizado pelo The Bookseller, o prêmio reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda. Vencedores serão revelados no dia 13/05.

O British Book Awards divulgou a lista dos finalistas desse ano. Realizado pelo Bookseller, o prêmio reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda. O British Book Awards divide suas categorias em duas listas principais: Livros do Ano e Prêmios comerciais. Na primeira, são finalistas da categoria Ficção as obras Vanishing Half, de Brit Bennett e que também está entre os semifinalistas do Women’s Prize; A vida mentirosa dos adultos (Intrínseca), de Elena Ferrante; O crepúsculo e a aurora (Arqueiro), de Ken Follett; The midnight library, de Matt Haig; O espelho e a luz (Todavia), de Hilary Mantel; e Hamnet, de Maggie O’Farrell, obra vencedora do Women’s Prize 2020.

Em Ficção de Estreia foram selecionados Ghosts, de Dolly Alderton; The girl with the louding voice, de Abi Daré; Exciting times, de Naoise Dolan – obra semifinalista do Women’s Prize 2021; Rainbow milk, de Paul Mendez; Na corda bamba (Arqueiro), de Kiley Reid e Shuggie Bain, de Douglas Stuart, obra vencedora do Booker Prize 2020.

Novidade deste ano, a categoria Pageturner procura os títulos de ficção mais populares em todos os formatos. São levados em conta o marketing inovador, o design bonito e as narrativas que prendem a atenção do leitor, evocando a sensação de simplesmente não conseguir largar o livro. São finalistas: False value, de Ben Aaronovitch; Rag-and-Bone Christmas, de Dilly Court; All the lonely people, de Mike Gayle; Darkdawn, de Jay Kristoff, autor publicado por aqui pela Plataforma 21; Where the crawdads sing, de Delia Owens; e Just my luck, de Adele Parks.

Nos Prêmios Comerciais, são finalistas na categoria Editor do Ano Emad Akhtar (Orion), Christina Demosthenous (Bookouture), James Gurbutt (Corsair), Mike Harpley (Atlantic Books), Alexis Kirschbaum (Bloomsbury), Katy Loftus (Viking), Jenny Lord (W&N), Helen McKenzie Smith (Simon & Schuster Children's Books), Ravi Mirchandani (Picador) e Camilla Reid (Nosy Crow).

Os vencedores serão revelados no dia 13 de maio, na cerimônia on-line do British Book Awards.

[19/03/2021 09:00:00]