As semifinalistas do Women’s Prize 2021
PublishNews, Talita Facchini, 11/03/2021
Pela primeira vez, uma mulher trans foi indicada ao prêmio. As 16 obras escolhidas serão analisadas pelo júri e as finalistas serão anunciadas no final de abril.

O Women’s Prize, que consagra anualmente a melhor obra de ficção escrita por mulheres, anunciou na última quarta, a primeira lista das selecionadas para a sua 26ª edição. Entre os 16 nomes há seis autoras britânicas, cinco americanas e duas de Israel, ao lado de uma romancista canadense, barbadense e ganense.

Além disso, pela primeira vez uma mulher trans foi indicada ao prêmio. Torrey Peters é autora de Detransition, Baby que conta a história de uma mulher também trans, Reese, que apesar de ter quase tudo, sente falta de uma criança. As juízas descreveram o livro como uma “comédia moderna vista pela lente de três mulheres, tanto trans quanto cis”.

A lista também traz o nome de Ali Smith, que já ganhou o prêmio em 2015 e figurou entre os finalistas do Booker Prize em 2017. Este ano, ela foi selecionada com Summer, conclusão do seu quarteto sazonal. O romance conta a história de uma família que enxerga uns aos outros como estranhos. Por aqui, Smith é publicada pela Companhia das Letras.

Piranesi, o aguardado romance de Susanna Clarke, também está na lista. Descrito pelo júri como “totalmente transportador”, a obra apresenta um universo fantástico ao contar de um personagem solitário. No Brasil, a Morro Branco é quem detém os direitos da obra.

Outra selecionada foi a comediante Dawn French. Em Because of you ela conta a história de duas mulheres muito diferentes que dão à luz a duas filhas muito semelhantes. Uma delas vai embora com uma linda menina e a outra sai com braços vazios. Anos depois, os deuses que cuidam de mães com o coração partido fazem uma poderosa vingança, e a verdade começa a aparecer. O livro fala sobre o poder do amor materno.

Entre os escolhidos também estão histórias sobre uma jovem negra puxada para a vida de uma família branca (Luster – Raven Leilane); o relacionamento tóxico ente mãe e filha (Burnt sugar - Avni Doshi); irmãs gêmeas que, mesmo distantes, parecem interligadas (The vanishing half – Brit Bennett); gêmeos de 50 anos que moram com a mãe e são obrigados a lidar com sua morte inesperada (Unsettled ground - Claire Fuller); e a história de uma família contada através de continentes e gerações (Transcendent Kingdom – Yaa Gyasi).

A lista com as finalistas será anunciada no dia 28 de abril e a vencedora – que levará o prêmio de £ 30 mil – será conhecida no dia 7 de julho.

Confira a lista completa das 16 obras semifinalistas.

Because of you, de Dawn French
Burnt Sugar, de Avni Doshi
Consent, de Annabel Lyon
Detransition, Baby, de Torrey Peters
Exciting times, de Naoise Dolan
How the one-armed sister sweeps her house, de Cherie Jones
Luster, de Raven Leilani
No one is talking about this, de Patricia Lockwood
Nothing but blue sky, de Kathleen MacMahon
Piranesi, de Susanna Clarke
Small pleasures, de Clare Chambers
Summer, de Ali Smith
The golden rule, de Amanda Craig
The vanishing half, de Brit Bennett
Transcendent kingdom, de Yaa Gyasi
Unsettled ground, de Claire Fuller

[11/03/2021 10:00:00]