Simon & Schuster e Salman Rushdie se destacam no British Book Awards 2023
PublishNews, Redação, 17/05/2023
Editora venceu a categoria principal pela segunda vez consecutiva; escritor foi celebrado pela sua luta pela liberdade de expressão e de publicação

British Book Awards 2023: Simon & Schuster foi a principal vencedora
British Book Awards 2023: Simon & Schuster foi a principal vencedora
A editora Simon & Schuster foi a grande vencedora do British Book Awards 2023, organizado pela revista britânica The Bookseller e considerado o principal prêmio da indústria editorial no Reino Unido. A casa editorial levou o prêmio de Editora do Ano, e o seu selo infantil também foi reconhecido na sua categoria.

A HarperCollins também levou dois prêmios – pelo selo HarperVoyager e pela equipe de exportações que tem em seu time a brasileira Beatriz Alves –, e a WH Smith Travel foi reconhecida como a Varejista de Livros do Ano.

Além das editoras, autores e autoras também são premiados no evento. O escritor Salman Rushdie venceu, pela segunda vez na sua carreira, o British Book Award for Freedom to Publish, que reconhece a determinação de autores, editores e livreiros na luta contra a intolerância, mesmo quando existem ameaças reais.

Salman Rushdie | © Beowulf Sheehan
Salman Rushdie | © Beowulf Sheehan
O prêmio chega após o autor de Os versos satânicos (Companhia das Letras / Vintage) ser atacado no palco de um evento no estado de Nova York, nos EUA, em agosto de 2022. Em um vídeo de agradecimento ao prêmio, Rushdie disse: "vivemos em um momento, eu acho, no qual a liberdade de expressão e de publicação nunca esteve tão ameaçada no Ocidente, não durante a minha vida".

Rushdie também chamou a atenção de editores que “expurgam o trabalho de pessoas como Roald Dahl e Ian Fleming” para resistir a isso e permitir que os livros “venham até nós de seu tempo e sejam de seu tempo”.

O vencedor de Livro do Ano foi Menopausing (HQ), de Davina McCall e Naomi Potter – os jurados elogiaram o conteúdo na contramão dos tabus e a divulgação "evangélica e exaustiva" da editora. Bonnie Garmus venceu o prêmio de Escritor(a) do Ano e Alice Oseman, do sucesso Hearstopper, foi escolhida como Ilustrador(a) do Ano. Os vencedores de todas as categorias literárias podem ser conferidos aqui.

A cerimônia do British Book Awards ocorreu na segunda-feira (15), no Grosvenor Hotel, em Londres. Entre os vencedores das categoriais do setor editorial, ainda estiveram: a Transworld, com os prêmios de Marketing e Divulgação; Claire Wilson, da RCW, venceu o prêmio de Agente do Ano, e a Oneworld venceu na categoria Editora Independente.

A Simon & Schuster levou o prêmio principal da noite marcando a segunda vez em que uma editora venceu a categoria por dois anos consecutivos. Os jurados destacaram um "ano magnífico", com 21% de crescimento nas vendas de acordo com os números da Nielsen. Exportações, vendas de direitos e coedições tiveram seus melhores números da história.

Todos os vencedores das categorias editoriais podem ser vistos no site do The Bookseller, aqui.

[17/05/2023 09:10:00]