Agora trimestral, revista Pausa na Rede abre convocatória
PublishNews, Monica Ramalho, 07/01/2026
Cada artista pode inscrever um único trabalho inspirado no tema do mês, Cartografias da cor, de qualquer expressão artística, para concorrer às páginas virtuais da 5ª edição da revista

Amanda Leite e Claudia Linhares © Selfies!
Amanda Leite e Claudia Linhares © Selfies!
A revista Pausa na Rede está contando os dias para dar partida à feitura do seu próximo número. Tudo vai começar com a chamada pública para artistas interessados em publicar as suas criações (microcontos, poemas, imagens, fotografias, vídeos, desenho, pintura, videoarte, roteiros musicais, dança, colagem, gravura, arte digital e divagações filosóficas, entre outros) na quinta edição da revista, que, como as anteriores, será online e gratuita. A novidade é que, a partir de agora, o veículo passa a ser trimestral. As inscrições abrem neste domingo, 11 de janeiro, e seguem até 8 de março, com divulgação do resultado da seleção prevista para 16 de março.

A equipe recomenda que os interessados conheçam edições anteriores da revista a fim de entrar na disputa familiarizada com a alma da publicação. Fincada sob o tema Cartografias da cor, a quinta edição vai ser lançada virtualmente no dia 30 de março. Cada artista pode inscrever um único trabalho, de qualquer expressão artística, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 25, valor destinado às etapas de produção e suporte da revista independente.

A proposta curatorial convida artistas a explorar a cor como linguagem de localização — corporal, emocional, política, geográfica ou imaginária. “Propomos pensar a cor como mapa: não apenas aquilo que se vê, mas aquilo que orienta, atravessa e marca territórios sensíveis”, aponta Amanda Leite, uma das idealizadoras, no texto do edital, que será divulgado em breve nas redes da Tempo tem Alma e do Coletivo 50 graus, realizadores da iniciativa. O 50 graus é formado por pesquisadores e vinculado ao Diretório de Pesquisa Acadêmica do CNPq, com apoio da Universidade Federal do Tocantins, onde Amanda é professora

Capa da edição 4
Capa da edição 4

Para quem escreve, o regulamento estabelece o limite máximo de 400 palavras por texto. No caso de microcontos, o limite é de 300 caracteres, incluindo espaços e pontuação. Desde 2020, a Pausa na Rede já contemplou cerca de 20 textos ao longo de quatro edições, reunindo 306 artistas de todas as regiões do Brasil e de outros oito países: Portugal, Alemanha, Colômbia, Argentina, Holanda, Uruguai, França e Espanha.

“A Pausa na Rede funciona como uma revista-galeria, que tem curadoria e projeto expográfico, como acontece numa exposição física, por exemplo. Após o sucesso da última edição, vamos manter nesta convocatória o convite para que as múltiplas linguagens artísticas participem, mantendo o DNA curatorial de espaço democrático e diverso”, afirma Cláudia Linhares, cofundadora e gestora da Tempo tem Alma.

Ainda conquistando olhares do público, a Pausa na Rede possui ISBN e integra o acervo da Base de Dados de Livros de Fotografia, plataforma digital de referências bibliográficas sobre fotografia, apoiada por instituições como Rumos Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade e Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Fica a dica de uma revista online sobre arte para você conhecer!

[07/01/2026 10:51:04]