
A equipe recomenda que os interessados conheçam edições anteriores da revista a fim de entrar na disputa familiarizada com a alma da publicação. Fincada sob o tema Cartografias da cor, a quinta edição vai ser lançada virtualmente no dia 30 de março. Cada artista pode inscrever um único trabalho, de qualquer expressão artística, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 25, valor destinado às etapas de produção e suporte da revista independente.
A proposta curatorial convida artistas a explorar a cor como linguagem de localização — corporal, emocional, política, geográfica ou imaginária. “Propomos pensar a cor como mapa: não apenas aquilo que se vê, mas aquilo que orienta, atravessa e marca territórios sensíveis”, aponta Amanda Leite, uma das idealizadoras, no texto do edital, que será divulgado em breve nas redes da Tempo tem Alma e do Coletivo 50 graus, realizadores da iniciativa. O 50 graus é formado por pesquisadores e vinculado ao Diretório de Pesquisa Acadêmica do CNPq, com apoio da Universidade Federal do Tocantins, onde Amanda é professora

Para quem escreve, o regulamento estabelece o limite máximo de 400 palavras por texto. No caso de microcontos, o limite é de 300 caracteres, incluindo espaços e pontuação. Desde 2020, a Pausa na Rede já contemplou cerca de 20 textos ao longo de quatro edições, reunindo 306 artistas de todas as regiões do Brasil e de outros oito países: Portugal, Alemanha, Colômbia, Argentina, Holanda, Uruguai, França e Espanha.
“A Pausa na Rede funciona como uma revista-galeria, que tem curadoria e projeto expográfico, como acontece numa exposição física, por exemplo. Após o sucesso da última edição, vamos manter nesta convocatória o convite para que as múltiplas linguagens artísticas participem, mantendo o DNA curatorial de espaço democrático e diverso”, afirma Cláudia Linhares, cofundadora e gestora da Tempo tem Alma.
Ainda conquistando olhares do público, a Pausa na Rede possui ISBN e integra o acervo da Base de Dados de Livros de Fotografia, plataforma digital de referências bibliográficas sobre fotografia, apoiada por instituições como Rumos Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade e Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Fica a dica de uma revista online sobre arte para você conhecer!






