
O preço médio do livro ao consumidor ficou 2% menor em 2020 e o patamar de descontos aplicados pelos estabelecimentos comerciais fechou o ano em 19,4%, 3,5 pontos percentuais acima do registrado em 2019.
O relatório informa que 74,1% das vendas do ano aconteceram em livrarias, mas não especifica quanto disso foi em livrarias exclusivamente virtuais. De acordo com fontes ouvidas pelo PublishNews, é facilmente comprovado que esse segmento – representado em grande parte pela Amazon e pelo Submarino – ganhou musculatura em 2020.
Para Bernardo Gurbanov, presidente da ANL, foi um ano de reinvenção que acelerou o processo de digitalização das livrarias que tradicionalmente focavam seus negócios em suas lojas de argamassa e tijolos. “As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual, comunicando-se das mais variadas formas com seu cliente e nesse novo cenário, a ANL quer ser um facilitador”, analisou.
O relatório traz consolidados os resultados do último bimestre de 2020. Novembro – mês da Black Friday – mostrou recuperação do mercado, com crescimento de 21% em unidades e 23% em faturamento contra o mesmo período do ano passado. Dezembro, também, acompanhou essa recuperação do mercado, com crescimento de 31% em unidades e 28% em faturamento na mesma base de comparação.
No ano, a GfK apontou crescimento de 62% na venda de livros de Ciências e de 24% nos de Literatura Estrangeira. Religiões / Crenças / Esoterismo também apresentou variação positiva de 16%. No outro prato da balança, ficaram as categorias Direito (-31%) e Concursos Públicos (-29%) que foram as que mais sofreram.
Gurbanov olha para o futuro com otimismo: “Para 2021 esperamos um ano mais estável, apesar da persistência da pandemia, com profissionais do setor cada vez mais criativos e leitores cada vez mais conscientes de que a leitura é uma atividade nutritiva, tanto no aspecto espiritual e emocional como no campo do conhecimento”.
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