Barack Obama participa da cerimônia do Booker Prize 2020
PublishNews, Talita Facchini, 17/11/2020
Evento foi adiado por conta do primeiro volume da autobiografia do ex-presidente dos EUA e acontece nesta quinta (19/11). Camila Parker-Bowles também participa da cerimônia.

Aguardado com grande expectativa pelo mercado editorial mundial, o primeiro volume da autobiografia de Barack Obama, Uma terra prometida, tem o seu lançamento marcado para esta terça (17). Por aqui, a Companhia das Letras lança o livro com tiragem inicial de 30 mil exemplares, a máxima praticada hoje pelo grupo no Brasil.

A obra do ex-presidente dos EUA afetou também o calendário do Booker Prize. A cerimônia do tradicional prêmio literário - antes marcada para esta terça - foi adiada para o dia 19, para “evitar conflitos” com maior lançamento do ano. Mesmo assim, o Booker Prize anunciou esta semana que Barack Obama e Camila Parker-Bowles, duquesa da Cornualha, participarão da cerimônia virtual, planejada em colaboração com a BBC. Espera-se que Obama fale sobre o que significou para ele ler os romances do prêmio, e Camila – que apoia o galardão desde 2013 – deve compartilhar seus pensamentos sobre a leitura durante a pandemia.

Os ex-laureados com o Booker Prize, Kazuo Ishiguro, Margaret Atwood e Bernardine Evaristo também participarão da cerimônia.

Os finalistas deste ano são: The new wilderness, de Diane Cook; This mournable body, de Tsitsi Dangarembga; Burnt sugar, de Avni Doshi; The shadow king, de Maaza Mengiste; Shuggie Bain, de Douglas Stuart e Real life, de Brandon Taylor.

Women’s Prize

Outro importante prêmio literário, o Women’s Prize, concedido anualmente à melhor obra de ficção escrita por mulheres, completou 25 anos em 2020. Para comemorar a data, o prêmio lançou uma votação pública para homenagear a "Vencedora das Vencedoras" e a escolhida foi a escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

A autora nigeriana venceu o Women’s Prize em 2007 com o livro Meio sol amarelo (Companhia das Letras) e em um comunicado disse estar comovida por ter sido escolhida pelo público. “Este é o prêmio que primeiro trouxe um grande número de leitores para o meu trabalho - e também me apresentou ao trabalho de muitos talentosas escritoras".

[17/11/2020 10:00:00]