'Capitão Cueca' entre os livros mais proibidos nos EUA
PublishNews, Redação, 29/09/2020
Associação Americana de Bibliotecas realiza ‘Banned Book Week’ e divulga lista dos 100 livros mais censurados na última década

Ilustração de um dos livros da série 'Capitão Cueca', de Dav Pilkey | Reprodução
Ilustração de um dos livros da série 'Capitão Cueca', de Dav Pilkey | Reprodução
A Associação Americana de Bibliotecas (ALA) aproveitou a sua Banned Book Week, que segue até o próximo dia 3, para publicar a lista dos 100 livros mais proibidos da última década (2010-2019). No topo da lista está Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente (aqui no Brasil publicado pela Galera), de Sherman Alexie; Capitão Cueca (Companhia das Letrinhas), de Dav Pilkey, e Os 13 porquês (Ática), de Jay Asher.

Livros de Toni Morrison, Alex Gino, John Green e EL James também aparecem na lista que reúne livros contestados por vários motivos: conteúdo LGBTQIA +, referências sexuais, pontos de vista religiosos, conteúdo que aborda o racismo e a brutalidade policial e palavrões.

Em comunicado enviado à Imprensa, a ALA aponta que “embora as razões sejam diferentes, a censura da literatura nas bibliotecas compartilha um resultado comum: a violação de nossos direitos da Primeira Emenda”. A Primeira Emenda diz respeito às questões de liberdade de religião, de expressão e de imprensa.

O tema da Banned Book Week deste ano é “Censorship is a dead end. Find your freedom to read” (“A censura é um beco sem saída. Encontre a sua liberdade de leitura”, em tradução livre). O evento será praticamente todo virtual por conta da pandemia e a programação pode ser acessada no site do evento.

Clique aqui para conferir a lista completa com os 100 títulos mais banidos da década.

Tags: censura
[29/09/2020 10:20:00]