Publicidade
Publicidade
Júlio Cruz, o otimista
PublishNews, Talita Facchini, 30/07/2020
Sócio da distribuidora Catavento está no PublishNews Entrevista desta semana

“Ter fé no produto chamado livro", com essa frase, Júlio Cruz, sócio e filho de um dos fundadores da distribuidora Catavento, começou sua conversa com André Argolo para o PublishNews Entrevista desta semana, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira. Um otimista incorrigível, Julio acredita que todo momento ruim passa, e com o mercado do livro não será diferente, mas deixa claro: "Não basta ter fé, tem que correr atrás e aliar essa vontade, essa crença a capacidade de observar tendências e entender que as mudanças são necessárias. Eu acredito tanto na capacidade que o ser humano tem de adaptação, quanto da dos negócios e sou otimista quanto ao que vai acontecer daqui pra frente".

Com mais de sete anos de estudo na área da engenharia química, Júlio conta que sempre gostou de ler e escrever, mas que a distribuição acabou falando mais alto. “Está no DNA”, brinca. Sobre a empresa que tem mais de 50 anos de história, Julio conta que quando era criança ia para a empresa para ajudar a montar prateleiras que eram feitas pelo seu avô. Passou por diversas áreas até que aos 28 anos decidiu focar na empresa e não largou mais.

Na conversa, Cruz falou ainda sobre os desafios que o mercado editorial como um todo enfrenta no momento, sobre a importância das editoras de ninho, de se dar apoio às livrarias, o que pensa sobe o termo “livraria independente”, sobre o respeito que tem por todas as áreas da cadeia do livro e contou ainda passagens sobre sua história pessoal.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Marcus Teles foi sabatinado por Luciana Borges, Gerson Ramos, Walter Porto e Waldiney Azevedo e falou de planos, livros e comércio digitais e da importância das livrarias independentes
Em estreia de novo programa do PublishNews, Luiza Helena Trajano fala da sua relação com a leitura, analisa a proposta de incidência da CBS sobre o livro e fala da relação ideal entre varejistas e fornecedores
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, podcast recebe o editor Tomaz Adour e o livreiro Beto Ribeiro, ambos contrários à privatização. Na próxima semana, será a vez de quem é a favor.
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade
Ernest Hemingway
Escritor americano
(1899-1961)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar