Publicidade
Publicidade
Júlio Cruz, o otimista
PublishNews, Talita Facchini, 30/07/2020
Sócio da distribuidora Catavento está no PublishNews Entrevista desta semana

“Ter fé no produto chamado livro", com essa frase, Júlio Cruz, sócio e filho de um dos fundadores da distribuidora Catavento, começou sua conversa com André Argolo para o PublishNews Entrevista desta semana, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira. Um otimista incorrigível, Julio acredita que todo momento ruim passa, e com o mercado do livro não será diferente, mas deixa claro: "Não basta ter fé, tem que correr atrás e aliar essa vontade, essa crença a capacidade de observar tendências e entender que as mudanças são necessárias. Eu acredito tanto na capacidade que o ser humano tem de adaptação, quanto da dos negócios e sou otimista quanto ao que vai acontecer daqui pra frente".

Com mais de sete anos de estudo na área da engenharia química, Júlio conta que sempre gostou de ler e escrever, mas que a distribuição acabou falando mais alto. “Está no DNA”, brinca. Sobre a empresa que tem mais de 50 anos de história, Julio conta que quando era criança ia para a empresa para ajudar a montar prateleiras que eram feitas pelo seu avô. Passou por diversas áreas até que aos 28 anos decidiu focar na empresa e não largou mais.

Na conversa, Cruz falou ainda sobre os desafios que o mercado editorial como um todo enfrenta no momento, sobre a importância das editoras de ninho, de se dar apoio às livrarias, o que pensa sobe o termo “livraria independente”, sobre o respeito que tem por todas as áreas da cadeia do livro e contou ainda passagens sobre sua história pessoal.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Quando me entrego às palavras, então eu sou feliz.
Miriam Leitão
Jornalista e escritora brasileira
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar