Publicidade
Publicidade
Júlio Cruz, o otimista
PublishNews, Talita Facchini, 30/07/2020
Sócio da distribuidora Catavento está no PublishNews Entrevista desta semana

“Ter fé no produto chamado livro", com essa frase, Júlio Cruz, sócio e filho de um dos fundadores da distribuidora Catavento, começou sua conversa com André Argolo para o PublishNews Entrevista desta semana, programa que busca compor um arquivo da memória editorial brasileira. Um otimista incorrigível, Julio acredita que todo momento ruim passa, e com o mercado do livro não será diferente, mas deixa claro: "Não basta ter fé, tem que correr atrás e aliar essa vontade, essa crença a capacidade de observar tendências e entender que as mudanças são necessárias. Eu acredito tanto na capacidade que o ser humano tem de adaptação, quanto da dos negócios e sou otimista quanto ao que vai acontecer daqui pra frente".

Com mais de sete anos de estudo na área da engenharia química, Júlio conta que sempre gostou de ler e escrever, mas que a distribuição acabou falando mais alto. “Está no DNA”, brinca. Sobre a empresa que tem mais de 50 anos de história, Julio conta que quando era criança ia para a empresa para ajudar a montar prateleiras que eram feitas pelo seu avô. Passou por diversas áreas até que aos 28 anos decidiu focar na empresa e não largou mais.

Na conversa, Cruz falou ainda sobre os desafios que o mercado editorial como um todo enfrenta no momento, sobre a importância das editoras de ninho, de se dar apoio às livrarias, o que pensa sobe o termo “livraria independente”, sobre o respeito que tem por todas as áreas da cadeia do livro e contou ainda passagens sobre sua história pessoal.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
'Cabeça de todos nós' reúne 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Acredito que um romance, um conto ou um poema tem muito a ganhar se o autor partir do pressuposto de que a obra pode contribuir para o conhecimento do mundo, da vida.
Rubens Figueiredo
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar