
No acumulado do ano, segundo o levantamento, já foram vendidos 17,2 milhões de exemplares e o faturamento apurado foi de R$ 810 milhões. Na comparação com os primeiros cinco meses de 2019, a queda é de 15,4% no número de cópias vendidas e de 15,7% no faturamento.
O relatório revela ainda que o patamar de descontos sofreu diminuição em maio e chegou a 19,2%, superior aos 14,9% registrados no ano passado. No acumulado do ano, o patamar está 1,6 ponto percentual maior do anotado no ano passado.
Impulsionado pelas vendas de e-commerces, o canal Livrarias apresentou discreto crescimento de 0,2%, enquanto que “outros canais” (supermercados e lojas de autoatendimento) retraíram 49%.
A categoria Ciências foi a única que se manteve estável. Todas as demais sofreram queda. Esoterismo (-2%), HQ e Jogos (-5%) e Ciências Humanas (-7%) foram as que menos sofreram. No outro lado da régua, os livros de Concursos Públicos (-50%), Direito (-40%) e Autoajuda (-23%) foram os que mais perderam espaço, segundo o levantamento do instituto de pesquisa.
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