Jornal alemão diz que a Feira de Frankfurt passará a fazer parte de um festival maior. Feira nega.
PublishNews, Leonardo Neto, 29/06/2020
De acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung, a partir de 2021, a Feira faria parte de um festival que uniria ainda música e games. Feira desmente e diz que se mantém como um evento independente.

Feira desmente que fará parte de um festival maior, que reuniria outras indústrias, além da do livro | © Feira do Livro de Frankfurt
Feira desmente que fará parte de um festival maior, que reuniria outras indústrias, além da do livro | © Feira do Livro de Frankfurt
O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung publicou um artigo dizendo que está nos planos da Feira do Livro de Frankfurt se tornar parte de um festival maior, voltado a outras indústrias criativas, não só a do livro. Segundo a notícia, a partir do ano que vem, haveria a união da Feira com os festivais de música e de jogos. A inspiração para isso viria do SXSW, evento norte-americano que combina festivais, conferências e exposições especializados em música, cinema e mídia interativa e se consolidou como um dos encontros internacionais mais importantes da indústria criativa global.

A Feira veio a público neste domingo (28) desmentir a notícia, dizendo que se mantém um evento independente. “Com cerca de sete mil expositores e mais de 300 mil visitantes no ano passado e cerca de 500 mil lançamentos internacionais apresentados anualmente, a Feira do Livro de Frankfurt é o evento literário e político-cultural do ano. A notícia de que a Feira ‘deve ser combinada com outros eventos para formar um novo festival criativo' está errada", diz a nota.

The Arts+, área criada há cinco anos, funciona como uma interface com outras indústrias | © Feira do Livro de Frankfurt
The Arts+, área criada há cinco anos, funciona como uma interface com outras indústrias | © Feira do Livro de Frankfurt
O documento continua dizendo que, no entanto, isso não exclui os formatos de conferência que promovem o intercâmbio com outras indústrias criativas. “Impulsos mútuos podem ser definidos para projetar novos formatos, modelos de negócios ou colaborações em um mundo em que os limites entre a mídia estão ficando cada vez mais confusos”, continua.

Há cinco anos, a Feira lançou e tem dado espaços crescentes ao THE ARTS+, que funciona como uma interface entre as várias indústrias e promove a cooperação entre elas, visando a expansão dos negócios da indústria do livro. A Feira tem ainda projetos em conjunto com o Festival de Cinema de Berlim. “No entanto”, conclui a nota, “isso não tem nada a ver com notícias que sugerem que estes setores serão mesclados em um festival criativo”.

[29/06/2020 09:20:00]