Menor e mais arejada, Frankfurt está confirmada em 2020
PublishNews, Redação, 28/05/2020
Ocupando menos pavilhões, com estandes e corredores mais amplos, Feira espalha a sua programação por outros espaços da cidade e terá programação virtual, transmitida pela internet

Feira do Livro de Frankfurt | © Divulgação
Feira do Livro de Frankfurt | © Divulgação

O governo do estado de Hesse (Alemanha) autorizou a realização da Feira do Livro de Frankfurt, marcada para acontecer entre os dias 14 e 18 de outubro. Para a realização, a Feira ocupará outros espaços espalhados pela cidade, além do pavilhão, e palcos de debates e discussões se tornarão virtuais.

No ano passado, a Feria reuniu 302.267 pessoas de 140 países. Seguramente que estes números serão menores em 2020. Neste momento, a Feira fala da sua expectativa em receber expositores de toda a Europa. A presença de outros países dependerá da suspensão das restrições de viagens.

Um plano detalhado de saúde e higiene aprovado pelas autoridades públicas será posto em prática. Entre as medidas estão uma limitação do número de pessoas nos pavilhões e a exigência de uma autodeclaração do atestado de saúde de cada um dos visitantes.

Uma outra medida foi o enxugamento do espaço da Feira no pavilhão Frankfurter Messe. Em 2020, serão utilizados apenas dois andares de três pavilhões: 3, 4 e 6. Em julho, a Feira deverá divulgar a planta de localização dos estantes nestes pavilhões.

Outra medida é a metragem mínima de cada estande, que será de 8 m². Aqueles expositores que compraram espaços menores receberão gratuitamente o estande maior. Todos os outros estandes serão ampliados gratuitamente. Os corredores entre os estandes também sofrerão alterações e passarão a ter pelo menos o dobro de largura, podendo chegar a 8 metros.

O Agent's Centre será localizado no piso 6.1 e lá, além de agentes literários, poderão se instalar os responsáveis por licenciamento em editoras. A feira oferecerá ainda o aluguel de salas de trabalho que serão instaladas em cada um dos andares.

“Neste ano, é mais importante do que nunca que a Feira aconteça”, disse Juergen Boos, diretor-geral do evento. “Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Feira do Livro de Frankfurt terá uma edição especial, com uma programação no local combinada com uma oferta digital voltada para o futuro”, completou.

A organização do evento adiantou que os principais palcos da Feira serão virtuais. Em entrevista recente, Juergen disse que a cerimônia de abertura e a conferência de imprensa – dois grandes momentos da Feira, em que são reunidas centenas ou milhares de pessoas em ambientes fechados – deveriam ser vertidas para o digital. Não há ainda, no entanto, confirmação deste plano.

[28/05/2020 10:00:00]