Servidores criam petição para evitar a extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa
PublishNews, Redação, 21/05/2020
Abaixo-assinado já tinha colhido mais de 13,4 mil assinaturas até o início da manhã desta quinta-feira

Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura estuda extinguir a Fundação Casa de Rui Barbosa | © Ronaldo Caldas/Ascom/MinC
Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura estuda extinguir a Fundação Casa de Rui Barbosa | © Ronaldo Caldas/Ascom/MinC
Como o PublishNews noticiou na última segunda-feira, o Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial da Cultura estão elaborando uma proposta que pretende extinguir a Fundação Casa de Rui Barbosa. Segundo apuração feita por Mônica Bergamo, a ideia é transformar a fundação em Museu Casa de Rui Barbosa, que passaria a integrar a estrutura regimental do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Como resposta a esta tentativa, a Associação de Servidores da Fundação Casa de Rui Barbosa publicou uma carta aberta em que repudia a extinção da entidade e está colhendo assinaturas para apoiá-los nesta campanha.

Até o fechamento desta edição, mais de 13,4 mil pessoas já tinham assinado a petição on-line.

Na carta, a associação observa que o processo foi aberto no dia 5 de novembro do ano passado, justamente no dia em que a Fundação celebrava os 170 anos do seu patrono, dia em que se comemora também o Dia Nacional da Cultura.

Os servidores apontam ainda que o processo está sob restrição de acesso, o que no seu entendimento infringe o disposto na Lei de Acesso à Informação.

Além de servir como guarda da memória de Rui Barbosa, a Fundação tem por finalidade “o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino”, conforme está descrito na lei que a criou. Ali se realizam estudos e pesquisas no campo das Ciências Sociais, além da preservação de acervos arquivísticos, museológicos e bibliográficos.

Além dos arquivos históricos do próprio Rui Barbosa, na Fundação, estão depositados arquivos do escritor José de Alencar, do poeta Vinicius de Morais e do bibliófilo Plinio Doyle, para citar alguns.

Clique aqui para assinar a petição.

[21/05/2020 10:00:00]