Publicidade
Publicidade
Como ficam as relações jurídicas com o coronavírus?
PublishNews, Talita Facchini, 13/04/2020
O podcast desta semana recebeu Henderson Fürst, editor jurídico e colunista do PublishNews para explicar alternativas para alguns personagens do mercado envolvidos nesta crise

Mais do que causar graves problemas de saúde, o novo coronavírus ataca a economia, as relações interpessoais, a forma como se trabalha e a nossa vida em geral. Ações emergenciais de governos determinaram o fechamento dos comércios, alteraram relações de trabalho e criaram novas demandas e respostas. Incluem nesse rol de dúvidas, muitas questões jurídicas. Por isso, convidamos para o Podcast do PublishNews, Henderson Fürst, editor jurídico, colunista e consultor informal do PublishNews quando o assunto envolve a lei.

Na conversa com a nossa equipe, Henderson explicou didaticamente o papel de alguns personagens do mercado envolvidos nesta crise: o editor, o livreiro, o autor. “Todas as relações jurídicas são potencialmente revisáveis”, adiantou, deixando claro que "É muito importante que todas as partes entre si conversem e renegociem os seus vínculos jurídicos, porque economicamente, todos estão afetados, de uma forma ou de outra”.

No caso dos livreiros, Henderson focou na parte do aluguel e explicou quais as alternativas que podem ser tomadas. “Ele pode pedir uma revisão do contrato dele, porque a base econômica com a qual ele negociou, ou seja, pagar aquele valor de aluguel por mês, considerando aquele cenário econômico, já não existe mais. [...] Então ele pode entrar com uma ação e ou renegociar ou entrar com uma ação para rescindir o contrato e não pagar nenhuma multa”.

Para editores, as alternativas são outras. Levando em conta que a editora vendeu livro para a livraria que não tem como pagar, Henderson explicou: “Se a livraria comprou da editora, ela terá que pagar. A editora tem como exigir que a livraria pague as obrigações assumidas. Mas, é claro, que é possível que na situação atual, eles negociem, mas a compra e venda foi realizada”. Ele explicou ainda que é possível renegociar o contrato de compra e venda e frisou mais uma vez a importância do diálogo.

Parte importante de toda essa cadeia é o autor. Neste caso, há algumas opões, todas negociáveis. “Só o ato de se comprometer a publicar já é renegociável”, lembrou Henderson, pensando nas editoras e elencando outras especificidades que podem estar no contrato entre editora e autor que podem ser levados em conta nesta situação.

A Medida Provisória 927/20 que flexibilizou as relações de trabalho também foi assunto da conversa. Henderson elencou os principais pontos da MP: a possibilidade da redução salarial, a suspensão da vigência do contrato individual de trabalho e a manutenção do emprego durante o estado de calamidade, falou ainda das especificidades de cada uma e deu conselhos para empregadores e empregados.

Outro ponto tocado foi a situação das duas grandes redes de livrarias que estão em recuperação judicial (RJ). A Lei de falências é afetada pelo corona? Há para onde recorrer neste caso? E como ficam os credores? Henderson adiantou que – até o momento – não há nenhuma alteração que mexa com a lei de falências, mas que já está em andamento um projeto de lei que estabelece um regime jurídico diferenciado para este momento que talvez afete empresas em RJ. “O que é possível fazer? Já tem uma decisão em que o juiz concede um prazo maior para o pagamento do plano judicial que foi apresentado”, explicou. Alternativa esta que a Saraiva já correu atrás.

Presidente da Comissão Especial de Bioética da OAB, Henderson também falou sobre a cloroquina, remédio que está nas discussões sobre o tratamento do coronavírus, tocou na situação dos prestadores de serviço e também como ficam as relações jurídicas em relação aos eventos literários.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Bobs decorativos
Terapia - Psicólogos formam rede solidária de apoio em tempos de isolamento social
App de Yoga
App de exercício da Nike
Adaptação em quadrinhos do Estrangeiro
Rita Lobo Instagram

Indicações Henderson:

GEN: Saiba tudo sobre o coronavírus com nossos autores especialistas
Cozinha para 2 (ou para 1 com muita fome!)
Receitas de minuto
Micro sobrevivência (receitas apenas usando o microondas!)
Gourmet a 2 (são receitas que parecem super sofisticadas, mas são simples)
MenosDeVinte (todos os pratos custam menos de 20$!)
Ana Maria Brogui (receitas pé na jaca, uma jaca bem grande!)
Panelinha (um clássico!)

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da editora que pretende trazer títulos inéditos e focar na literatura nórdica
Em edição especial do Podcast do PublishNews, Rui Campos conta como está sendo o retorno das atividades da Livraria da Travessa em Portugal
Milton Hatoum é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre a sua relação com o mercado e revela que perdeu um dos seus manuscritos numa mudança
Ao completar dois anos, Podcast do PublishNews tem edição especial em que a equipe do PN faz uma leitura do atual cenário e relembra momentos marcantes da história do programa
Podcast do PublishNews recebeu Beatriz Aves, gerente comercial para a América Latina da HarperCollins / EUA para dar uma visão sobre como outros países estão lidando com a pandemia
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Neste episódio especial do PublishNews Entrevista, André Argolo reuniu alguns de seus entrevistados para compartilharem pensamentos sobre o mundo, suas preocupações e sonhos
Podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da editora que pretende trazer títulos inéditos e focar na literatura nórdica
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Sexto episódio especial do PublishNews Entrevista reuniu profissionais que têm o duro trabalho de vender livros e fazê-los chegar aos leitores
Não há poema sem o acaso
Zuca Sardan
Poeta brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar