Publicidade
Publicidade
Como ficam as relações jurídicas com o coronavírus?
PublishNews, Talita Facchini, 13/04/2020
O podcast desta semana recebeu Henderson Fürst, editor jurídico e colunista do PublishNews para explicar alternativas para alguns personagens do mercado envolvidos nesta crise

Mais do que causar graves problemas de saúde, o novo coronavírus ataca a economia, as relações interpessoais, a forma como se trabalha e a nossa vida em geral. Ações emergenciais de governos determinaram o fechamento dos comércios, alteraram relações de trabalho e criaram novas demandas e respostas. Incluem nesse rol de dúvidas, muitas questões jurídicas. Por isso, convidamos para o Podcast do PublishNews, Henderson Fürst, editor jurídico, colunista e consultor informal do PublishNews quando o assunto envolve a lei.

Na conversa com a nossa equipe, Henderson explicou didaticamente o papel de alguns personagens do mercado envolvidos nesta crise: o editor, o livreiro, o autor. “Todas as relações jurídicas são potencialmente revisáveis”, adiantou, deixando claro que "É muito importante que todas as partes entre si conversem e renegociem os seus vínculos jurídicos, porque economicamente, todos estão afetados, de uma forma ou de outra”.

No caso dos livreiros, Henderson focou na parte do aluguel e explicou quais as alternativas que podem ser tomadas. “Ele pode pedir uma revisão do contrato dele, porque a base econômica com a qual ele negociou, ou seja, pagar aquele valor de aluguel por mês, considerando aquele cenário econômico, já não existe mais. [...] Então ele pode entrar com uma ação e ou renegociar ou entrar com uma ação para rescindir o contrato e não pagar nenhuma multa”.

Para editores, as alternativas são outras. Levando em conta que a editora vendeu livro para a livraria que não tem como pagar, Henderson explicou: “Se a livraria comprou da editora, ela terá que pagar. A editora tem como exigir que a livraria pague as obrigações assumidas. Mas, é claro, que é possível que na situação atual, eles negociem, mas a compra e venda foi realizada”. Ele explicou ainda que é possível renegociar o contrato de compra e venda e frisou mais uma vez a importância do diálogo.

Parte importante de toda essa cadeia é o autor. Neste caso, há algumas opões, todas negociáveis. “Só o ato de se comprometer a publicar já é renegociável”, lembrou Henderson, pensando nas editoras e elencando outras especificidades que podem estar no contrato entre editora e autor que podem ser levados em conta nesta situação.

A Medida Provisória 927/20 que flexibilizou as relações de trabalho também foi assunto da conversa. Henderson elencou os principais pontos da MP: a possibilidade da redução salarial, a suspensão da vigência do contrato individual de trabalho e a manutenção do emprego durante o estado de calamidade, falou ainda das especificidades de cada uma e deu conselhos para empregadores e empregados.

Outro ponto tocado foi a situação das duas grandes redes de livrarias que estão em recuperação judicial (RJ). A Lei de falências é afetada pelo corona? Há para onde recorrer neste caso? E como ficam os credores? Henderson adiantou que – até o momento – não há nenhuma alteração que mexa com a lei de falências, mas que já está em andamento um projeto de lei que estabelece um regime jurídico diferenciado para este momento que talvez afete empresas em RJ. “O que é possível fazer? Já tem uma decisão em que o juiz concede um prazo maior para o pagamento do plano judicial que foi apresentado”, explicou. Alternativa esta que a Saraiva já correu atrás.

Presidente da Comissão Especial de Bioética da OAB, Henderson também falou sobre a cloroquina, remédio que está nas discussões sobre o tratamento do coronavírus, tocou na situação dos prestadores de serviço e também como ficam as relações jurídicas em relação aos eventos literários.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Bobs decorativos
Terapia - Psicólogos formam rede solidária de apoio em tempos de isolamento social
App de Yoga
App de exercício da Nike
Adaptação em quadrinhos do Estrangeiro
Rita Lobo Instagram

Indicações Henderson:

GEN: Saiba tudo sobre o coronavírus com nossos autores especialistas
Cozinha para 2 (ou para 1 com muita fome!)
Receitas de minuto
Micro sobrevivência (receitas apenas usando o microondas!)
Gourmet a 2 (são receitas que parecem super sofisticadas, mas são simples)
MenosDeVinte (todos os pratos custam menos de 20$!)
Ana Maria Brogui (receitas pé na jaca, uma jaca bem grande!)
Panelinha (um clássico!)

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
E como a uma borboleta, Ana prendeu o instante entre os dedos antes que ele nunca mais fosse seu
Clarice Lispector
Escritora
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar