Prix Voltaire anuncia seus finalistas de 2020
PublishNews, Talita Facchini, 10/03/2020
Prêmio dá reconhecimento a uma pessoa ou organização que tenha contribuído para a liberdade de publicação no mundo

A International Publishers Association (IPA) anunciou os cinco finalistas do IPA Prix Voltaire, que tem como objetivo homenagear uma pessoa ou organização que tenha contribuído significativamente para a defesa e promoção da liberdade de publicação no mundo. A primeira finalista é a editora turca Avesta Yayinlari. Fundada em 1995, a empresa e seu proprietário, Abdullah Keskin, já enfrentaram diversos processos por conta de suas publicações. Em 1999, após a abertura de uma livraria no Leste da Turquia, esses processos se intensificaram, a loja sofreu um ataque criminoso e fechou as portas em 2016. O malaio Chong Ton Sin também é um dos finalistas. Ele é editor e dono da Gerakbudaya Publishing House criada para dar aos malaios, livros sobre diversos temas com preços acessíveis e em todos os principais idiomas do país.

Fundada em 2019, a editora vietnamita Liberal Publishing House é outra finalista. Ela nasceu com o propósito de levar o trabalho de não ficção da crescente safra de escritores dissidentes do Vietnã para os leitores do país. Por lá, todas as gráficas são controladas pelo governo e a editora teve que comprar sua própria impressora para poder publicar suas obras. Essas publicações são conhecidas como samizdat e são proibidas pelo governo, consideradas uma atividade “antiestado”. Em janeiro deste ano, as autoridades detiveram ativistas por lerem livros da editora e já interrogou quase 100 pessoas por terem livros da Liberal.

A quinta finalista é a editora paquistanesa Maktaba-e-Daniyal, perseguida depois de publicar o livro A case of exploding mangoes (O caso das mangas explosivas, publicado por aqui pela Record), do jornalista e escritor Mohammed Hanif. A obra tem como personagem o general Zia-ul-Haq, presidente do Paquistão. A editora e o autor foram ameaçados e as cópias do livro foram roubadas após uma invasão na sede da Maktaba-e-Daniyal.

O vencedor do prêmio leva para casa CHF 10 mil (aproximadamente R$ 50,2 mil) e será conhecido durante a cerimônia do 33º Congresso Internacional de Editores em Lillehammer (Noruega), marcado para acontecer de 28 a 30 de maio.

[10/03/2020 10:00:00]