Publicidade
Publicidade
Sobre o direito à literatura
PublishNews, Redação, 30/01/2020
A professora Marilena Nakano é a entrevistada dessa semana da PublishNewsTV. Ela é voluntária da Rede Beija-Flor, uma das vencedoras do último Prêmio IPL – Retratos da Leitura.

Em um dia de 2011, uma professora de professores percebeu que a sala de aula era insuficiente para formar verdadeiros educadores. Aí ela pegou os alunos, atravessou a rua, até o "território" bem na frente da universidade – tão perto, tão longe que era. Começaram limpando a praça e hoje aplicam o conceito de "bibliotecas vivas" em áreas vulneráveis de Santo André, cidade da Grande São Paulo e 14º município mais rico do país. A professora é Marilena Nakano, a entrevistada dessa semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que busca formar um arquivo da memória editorial brasileira.

Formava-se ali um embrião do que seria mais adiante a Rede Beija-Flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, um dos ganhadores da última edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura na categoria Organizações Sociais. Marilena lembra que dessa limpeza de praça nasceu uma relação que criou vínculos muito profundos com aquela população.

“Fizemos uma pesquisa e detectamos que, mais do que a pobreza material, existia um problema ali que era a pobreza cultural. Quando a gente fala em vulnerabilidade, a gente não tá falando só da pobreza material. Tem uma pobreza que assola a vida das pessoas que é, por exemplo, o não acesso à literatura como um direito”, defendeu na conversa que teve com André Argolo. “Não é uma questão de ordem: primeiro as questões materiais e depois as questões simbólicas. Não! Essas coisas têm que andar juntas. A vida não é separada. A vida é complexa e todo mundo vive tudo ao mesmo tempo”, completou.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Marilena está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Um grande poema é aquele que ressoa em nós, que nos desafia e que nos ensina algo sobre nós e sobre o mundo em que vivemos.
Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar