Uma Janela para o Rio
PublishNews, Redação, 24/01/2020
Rio de Janeiro ganha nova livraria de rua, a Janela. Localizada no Jardim Botânico, a novidade é encabeçada pela psicóloga Leticia Bosisio e pela editora Martha Ribas

Martha Ribas e Leticia Bosisio no canteiro de obras da Janela | ©Mônica Ramalho / Divulgação
Martha Ribas e Leticia Bosisio no canteiro de obras da Janela | ©Mônica Ramalho / Divulgação
O Rio de Janeiro se prepara para mais uma livraria de rua. É que está em fase de construção a Livraria da Janela, uma iniciativa da editora Martha Ribas e da psicóloga Leticia Bosisio. Ocupando uma área de 80 m², a nova livraria será aberta na Rua Maria Angélica, no Jardim Botânico. Com dois andares e um mezanino, a livraria terá ainda um cantinho de leitura e espaço para a realização de eventos. Estão previstos lançamentos, cursos, bate-papos, noites temáticas, clube do livro e toda uma gama de atividades ao redor dos livros.

Martha Ribas - que fundou a Casa da Palavra, participou da criação da Primavera dos Livros, fundou a Libre e foi diretora do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) - indica que a curadoria irá priorizar títulos de literatura nacional e estrangeira, ciências humanas e políticas, psicanálise, arte, infantojuvenil. Mas a ideia central é construir um catálogo colaborativo, ouvindo e atendendo nossa comunidade.

Com um conceito multiuso, a Janela servirá cafés especiais, vinhos e um cardápio sortido de sanduíches, bolos e pães. O conceito, defendem as sócias, é criar uma livraria que seja uma extensão da casa das pessoas. E para tal é fundamental contar com livreiros experientes, que não tragam somente o seu conhecimento sobre os livros, mas que estejam disponíveis a aprender e a buscar junto com os leitores por novos saberes. “Temos visto fora do Rio muitas livrarias pequenas, híbridas, de rua surgindo. É um movimento natural, diante do fechamento das grandes marcas do varejo. As pessoas buscam, hoje, a experiência de estar entre livros, de conversar sobre eles. E querem fazer isso enquanto apreciam um café, uma taça de vinho, experimentando novos sabores”, aposta Leticia.

“Mais do que uma loja que vende livros, a Janela é um lugar de encontro, troca e reflexão. Queremos ouvir, aprender, acolher. O verdadeiro luxo é tempo, silêncio e conexão. Para driblar a crise e construir uma experiência sustentável, nosso projeto é uma loja híbrida, que começa com os livros e a partir deles se expande”, completa Martha.

A Janela abre, no esquema de soft opening, em fevereiro, mas a inauguração oficial está marcada para março.

[24/01/2020 09:50:51]