Flip nega participação de Bolsonaro no evento em 2020
PublishNews, Redação, 27/11/2019
Depois da repercussão negativa sobre a homenageada da próxima edição, surgiram notícias falsas anunciando a presença de Jair Bolsonaro na abertura da Festa Literária

A escolha da autora americana Elizabeth Bishop como homenageada da 18ª Festa Literária de Paraty teve uma repercussão negativa nas redes sociais. O principal motivo: o apoio da autora ao golpe militar de 64. Em cartas escritas por Bishop ao poeta norte-americano Robert Lowell ela diz que o golpe “foi uma revolução rápida e bonita, debaixo de chuva – tudo terminado em menos de 48 horas”.

Com todo mundo falando sobre o assunto, surgiram algumas notícias falsas dizendo que a abertura do evento contaria com a presença do presidente Bolsonaro. O site Brasil 247, por exemplo, colocou a informação em uma de suas manchetes: "Flip 2020 terá abertura de Bolsonaro e homenageará a poeta Elizabeth Bishop, que apoiou o golpe de 1964". Essa celeuma obrigou a assessoria da Festa a mandar um comunicado esclarecendo o assunto. “A Flip nega que Jair Bolsonaro tenha sido convidado ou vá participar da Festa da Literatura Internacional de Paraty de 2020. As fake news que circulam pelas redes sociais anunciando a presença do presidente no evento não têm nenhum fundamento”, diz a nota.

E, voltando a falar da homenageada, Fernanda Diamant, curadora desta edição, concedeu entrevista a'O Globo. Ela descartou voltar atrás na sua escolha e disse haver uma confusão grande entre o agora e o passado. "Manuel Bandeira e Guimarães Rosa apoiaram o golpe, também eles não poderiam ser homenageados hoje? Bishop não tinha a previsão do futuro, estava vivendo aquele momento, e de uma forma bastante específica. Acho que o tema precisa, isso sim, ser debatido antes e durante a Flip, mas de uma perspectiva histórica, cultural e aprofundada. Sugiro que as pessoas leiam a obra de Elizabeth Bishop. As redes sociais costumam reduzir tudo a uma ou duas frases", disse na entrevista.

Tags: Flip 2020
[27/11/2019 06:00:00]