Franceses se juntam a brasileiros para falar sobre os bastidores do livro em programação paralela da Flip
PublishNews, Redação, 04/02/2021
Entre 8 e 9 de fevereiro, a 'Oficina do Livro' esmiuçará diversos aspectos da produção de um livro, do original à divulgação

A pandemia empurrou a Flip – que normalmente acontece presencialmente em Paraty no mês de julho – para o ambiente virtual e para dezembro. Outra mudança imposta foi sentida pelas Casas Parceiras, responsáveis pela programação paralela do festival e que vinham ganhando musculatura ao longo dos últimos anos. Essa segunda “trilha” da programação da Flip segue acontecendo e sendo transmitida pelas redes sociais da Festa.

Na próxima segunda-feira (08), começa a Oficina do Livro, programação que vai mostrar um pouco dos bastidores do livro e da literatura, desde o trabalho dos autores, dos editores, dos produtores gráficos até o dos livreiros e dos jornalistas que escrevem sobre livros, perpassando vários elos da cadeia do livro.

Entre os nomes confirmados estão os dos brasileiros Maria Fernanda Rodrigues (Estadão), Cassiano Elek Machado (Planeta), Luciana Villas-Boas (Villas-Boas & Moss), Rui Campos (Livraria da Travessa), Vagner Amaro (Malê) e Daniel Lameira (PN+, Aleph e Antofágica). Franceses também farão parte da mesa como o jornalista Richard Gaitet, a editora Barbara Edun, a designer gráfica Esther Szac e a livreira Anaïs Massola.

A curadoria é de Leonardo Neto, editor do PublishNews e autor do livro 100 nomes da edição (Oficina Raquel) e de Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel. O evento recebeu apoio do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e MVB (Metabooks) e será transmitido pelo canal da Flip no YouTube.

Confira abaixo a programação completa.

Segunda-feira (08/02)

14h - Jornalismo literário

Maria Fernanda Rodrigues
Taty Leite
Richard Gaitet
Mediação: Leonardo Neto

16h - Agenciamento literário: os bastidores da aquisição de direitos autorais

Luciana Villas Boas
Cassiano Elek Machado
Barbara Edun
Mediação: Leonardo Neto

18h - Livros pra ter, Livros pra ler: o livro como um objeto de desejo

Daniel Lameira
Cecilia Arbolave
Esther Szac
Mediação: Raquel Menezes

Terça-feira (09/02)

14h - O livro nas ruas: as livrarias ocupam as cidades

Rui Campos
Monica Carvalho
Anaïs Massola
Mediação: Leonardo Neto

16h - Como os quadrinhos leem o mundo

Maria Clara Carneiro
Aline Zouvi
Fabien Toulmé (a confirmar)
Mediação: Leonardo Neto

18h - Criação: do original ao livro pronto

Felipe Castilho
Vagner Amaro
Raquel Matsushita
Mediação: Raquel Menezes

Tags: Flip 2020
[04/02/2021 10:30:00]