O The Literary Agents & Scouts Centre, ou LitAg para os íntimos, é o local da feira de Frankfurt que reúne, como o nome já diz, os agentes literários e scouts de variadas agências e lugares do mundo todo. Para mim, é o coração da feira, onde pulsam negociações, descobertas e aqueles carrinhos de cafés pelos corredores para que você não precise nem levantar da mesa. Produtividade alemã!
Neste ano, ele ocupou o Festhalle, que é fechado por grandes portas de madeira. Para entrar, você precisa ser o agente / scout que tem o local reservado ou ter uma reunião agendada com um deles. Investigando no meio das conversas, descobri que o valor para ter uma mesa lá durante todos os dias da feira gira em torno de 750 euros. Como muitas das reuniões ocorrem neste local, você ganha um cartãozinho para não precisar ficar comprovando a todo momento que tem uma reunião para entrar – um alívio, pois na quarta-feira tinha sete reuniões lá dentro; na sexta, seis.


O saldo dos dois dias no LitAg? Mais de 40 livros para receber e analisar nos próximos dias. Sempre digo: a feira é a parte menos trabalhosa!

* Larissa Caldin tem 24 anos, é publisher e futura sommelier. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha na Primavera Editorial há quatro anos e é fundadora do estúdio editorial Editorando Birô.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do PublishNews.