Publicidade
Publicidade
Os quatro eventos imperdíveis em Frankfurt
PublishNews, Carlo Carrenho, 13/10/2019
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo

Meu amigo grego Michalis Kalamaras me escreveu na semana passada e perguntou que eventos eu recomendaria na Feira de Frankfurt deste ano. Eu respondi com algumas sugestões e achei que seria interessante compartilhar meus eventos favoritos com todo mundo, logo este artigo.

1. EIBF Annual Conference, quinta-feria, 17.10, 9h30 – 12h30p, Hall 5.1, Tulip Lounge

Livreiros discutem os desafios do varejo de livros na EIBF Annual Conference em Frankfurt | © Divulgação
Livreiros discutem os desafios do varejo de livros na EIBF Annual Conference em Frankfurt | © Divulgação

Esta é uma das mais interessantes conferências em Frankfurt. E, o melhor, é de graça. E você ainda ganha o almoço! Mas, por alguma razão desconhecida, ela não é muito divulgada. O evento é organizado pela Federação Européia e Internacional de Livreiros (EIBF) e basicamente discute o varejo de livros na Europa. Muitos dados e tendências são apresentados, e os livreiros também têm a oportunidade de contar suas histórias de sucesso. Em 2017, quando meu horário permitiu que eu assistisse quase todas as palestras e mesas-redondas, achei que a conferência foi, acima de tudo, inspiradora. Também me pareceu ótima para desenvolver relacionamentos com livreiros da Europa inteira ­– e você ganha o sanduíche no final!

Eu conversei com a Julie Belgrado, diretora da EIBF, e ela resumiu a programação deste ano desta forma: "Os dois primeiros palestrantes vão falar sobre a Amazon, as atuais investigações e suas práticas desleais. Nossos membros franceses apresentarão um estudo muito interessante sobre clientes de livrarias: quem eles são, o que esperam etc. Depois, há o ‘painel dos EUA’ com livreiros norte-americanos explicando o que eles fazem em suas lojas para continuarem competitivos. E, finalmente, o último palestrante abordará a cooperação entre os livreiros da Alemanha e da Noruega.”

O programa complete pode ser acessado neste link. E você pode se registrar gratuitamente neste formulário on-line.

2. 41st International Supply Chain Seminar, terça-feira, 15.10, 13h – 17h30, Haus des Buches

O International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR acontecerá na Haus des Buches, em Frankfurt | © Reprodução
O International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR acontecerá na Haus des Buches, em Frankfurt | © Reprodução

Este é o evento dos sonhos para qualquer pessoa apaixonada por metadados e padronização. Sim, essas pessoas existem, são muito legais e se reúnem em todas as edições da Feira de Frankfurt. Organizado pela EDItEUR, o seminário é uma "mini-conferência anual dedicada a metadados, identificadores e padrões de conteúdo para publicação de livros e e-books — trata-se de um evento pré-Frankfurt essencial para editores, distribuidores, livreiros e prestadores de serviços interessados em aumentar a eficiência de seus negócios". Assino embaixo que o evento é absolutamente mandatório.

Tive a chance de conversar com Graham Bell, diretor executivo da EDItEUR, e ele me contou quem são alguns dos palestrantes e das mesas-redondas da conferência:

  • Susan Breeuwsma, da CB (principal distribuidora holandesa de livros), falando sobre a introdução do esquema de categorias do Thema na Holanda.
  • Fride Fosseng e Bente Franck-Saetervoll sobre o modelo ALLVIT para fornecer e-books acadêmicos na Noruega, baseado em metadados que fazem um uso sofisticado do ONIX.
  • Andrew Joseph, da Universidade Witz, na África do Sul, sobre um projeto para aumentar a descoberta de publicações acadêmicas sul-africanas e a construção de um banco de dados de em ONIX para esses livros.
  • Simon Pallant, da distribuidora inglesa Gardners Books, que apresentará um guia prático da cadeia de suprimentos de áudio digital.
  • Luc Audrain, da Hachette Livres, sobre desenvolvimentos com o EPUB 3 e o W3C.
  • Uma entrevista de Graham Bell, da EDItEUR, com pelo menos dois fornecedores de sistemas (Virtusales e Firebrand estão confirmados) sobre como seus produtos são integrados e suportados.
  • Também haverá uma atualização e uma chance de fazer perguntas à equipe do EDItEUR sobre os desenvolvimentos atuais no ONIX, Thema e ISNI.

Você pode amar ou odiar metadados e padronização, mas esta provavelmente é a conferência mais importante da Feira do Livro de Frankfurt, e seu programa é absolutamente fantástico.

Faça sua inscrição aqui for 175 libras esterlinas.

3. Global 50 CEO Talk, quarta-feira, 16.10, 14h – 15h, Frankfurt Pavilion (Agora)

Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix, é a convidada do Global 50 CEO Talk | © Divulgação
Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix, é a convidada do Global 50 CEO Talk | © Divulgação

Este evento é coorganizado pelo PublishNews em parceria com as revistas setoriais Livres Hebdo (França), Bookdao (China), buchreport (Alemanha) e Publishers Weekly (EUA). A convidada deste ano é Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix. A executiva será sabatinada por 60 minutos pelos editores das cinco publicações sobre temas como o amplo interesse atual da Netflix em histórias internacionais e direitos de livros para suas produções e programação, a adaptação de histórias locais altamente diversas para audiências globais, e a experiência da empresa de streaming em trabalhar conjuntamente com a indústria editorial ao redor do mundo.

Não é mais possível obter ingressos gratuitos para este evento, mas haverá lugares disponíveis no auditório que serão distribuídos por ordem de chegada. Não perca!

PS: Este evento está relacionado ao The Global 50 Ranking, um estudo que apresenta dados e análises fundamentais sobre as 56 maiores empresas editoriais do mundo, incluindo as brasucas Somos e FTD Educação. É possível baixar gratuitamente uma cópia digital do estudo elaborado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart nest link: www.wischenbart.com/global50

4. Frankfurt Audio Summit, quinta-feira, 17.10, 14h – 17h, Room Dimension, Level 4.2

As melhores cabeças globais da indústria de audiolivros marcam presença no Frankfurt Audio Summit | © Reprodução
As melhores cabeças globais da indústria de audiolivros marcam presença no Frankfurt Audio Summit | © Reprodução

Audiolivros são o assunto do momento. Isto já deveria ser motivo suficiente para você participar deste evento. Caso ainda não seja, veja o programa desenvolvido pela Feira do Livro de Frankfurt. Basicamente, as empresas e os nomes mais importantes do setor de audiolivros estarão lá, incluindo o brasileiro Marcos Pereira e o espanhol Javier Celaya.

O evento se anuncia assim: "Audiolivros, dramatizações de áudio, podcasts e outros formatos com a palavra faladas estão constantemente conquistando novos públicos em todo o mundo. Isso cria novas oportunidades para editores, escritores, atores e produtores. Ao mesmo tempo, o conteúdo de voz deve ser criado de maneira tão cuidadosa quanto a história por ele contada, e a monetização do conteúdo de áudio é sempre desafiadora. O Frankfurt Audio Summit abordará as maiores tendências e desafios da publicação de áudio: de números globais a exemplos de sucesso em áudio, monetização e inteligência artificial."

Você pode adquirir seu ingresso aqui por 149 euros.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Gustavo Martins de Almeida acordou numa segunda-feira passada e resolveu passar os olhos pelo caderno de leilões do jornal. O resultado é uma crônica daquelas boas de ler.
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Suzana Vargas inaugura um espaço no PN. Na coluna 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', ela vai trazer histórias de convivência com figurões da literatura nacional, começando por Carlos Drummond de Andrade.
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
A única obrigação é escrever bem, e do modo mais autêntico possível.
Jon Fosse
Escritor norueguês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar