Publicidade
Publicidade
Os quatro eventos imperdíveis em Frankfurt
PublishNews, Carlo Carrenho, 13/10/2019
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo

Meu amigo grego Michalis Kalamaras me escreveu na semana passada e perguntou que eventos eu recomendaria na Feira de Frankfurt deste ano. Eu respondi com algumas sugestões e achei que seria interessante compartilhar meus eventos favoritos com todo mundo, logo este artigo.

1. EIBF Annual Conference, quinta-feria, 17.10, 9h30 – 12h30p, Hall 5.1, Tulip Lounge

Livreiros discutem os desafios do varejo de livros na EIBF Annual Conference em Frankfurt | © Divulgação
Livreiros discutem os desafios do varejo de livros na EIBF Annual Conference em Frankfurt | © Divulgação

Esta é uma das mais interessantes conferências em Frankfurt. E, o melhor, é de graça. E você ainda ganha o almoço! Mas, por alguma razão desconhecida, ela não é muito divulgada. O evento é organizado pela Federação Européia e Internacional de Livreiros (EIBF) e basicamente discute o varejo de livros na Europa. Muitos dados e tendências são apresentados, e os livreiros também têm a oportunidade de contar suas histórias de sucesso. Em 2017, quando meu horário permitiu que eu assistisse quase todas as palestras e mesas-redondas, achei que a conferência foi, acima de tudo, inspiradora. Também me pareceu ótima para desenvolver relacionamentos com livreiros da Europa inteira ­– e você ganha o sanduíche no final!

Eu conversei com a Julie Belgrado, diretora da EIBF, e ela resumiu a programação deste ano desta forma: "Os dois primeiros palestrantes vão falar sobre a Amazon, as atuais investigações e suas práticas desleais. Nossos membros franceses apresentarão um estudo muito interessante sobre clientes de livrarias: quem eles são, o que esperam etc. Depois, há o ‘painel dos EUA’ com livreiros norte-americanos explicando o que eles fazem em suas lojas para continuarem competitivos. E, finalmente, o último palestrante abordará a cooperação entre os livreiros da Alemanha e da Noruega.”

O programa complete pode ser acessado neste link. E você pode se registrar gratuitamente neste formulário on-line.

2. 41st International Supply Chain Seminar, terça-feira, 15.10, 13h – 17h30, Haus des Buches

O International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR acontecerá na Haus des Buches, em Frankfurt | © Reprodução
O International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR acontecerá na Haus des Buches, em Frankfurt | © Reprodução

Este é o evento dos sonhos para qualquer pessoa apaixonada por metadados e padronização. Sim, essas pessoas existem, são muito legais e se reúnem em todas as edições da Feira de Frankfurt. Organizado pela EDItEUR, o seminário é uma "mini-conferência anual dedicada a metadados, identificadores e padrões de conteúdo para publicação de livros e e-books — trata-se de um evento pré-Frankfurt essencial para editores, distribuidores, livreiros e prestadores de serviços interessados em aumentar a eficiência de seus negócios". Assino embaixo que o evento é absolutamente mandatório.

Tive a chance de conversar com Graham Bell, diretor executivo da EDItEUR, e ele me contou quem são alguns dos palestrantes e das mesas-redondas da conferência:

  • Susan Breeuwsma, da CB (principal distribuidora holandesa de livros), falando sobre a introdução do esquema de categorias do Thema na Holanda.
  • Fride Fosseng e Bente Franck-Saetervoll sobre o modelo ALLVIT para fornecer e-books acadêmicos na Noruega, baseado em metadados que fazem um uso sofisticado do ONIX.
  • Andrew Joseph, da Universidade Witz, na África do Sul, sobre um projeto para aumentar a descoberta de publicações acadêmicas sul-africanas e a construção de um banco de dados de em ONIX para esses livros.
  • Simon Pallant, da distribuidora inglesa Gardners Books, que apresentará um guia prático da cadeia de suprimentos de áudio digital.
  • Luc Audrain, da Hachette Livres, sobre desenvolvimentos com o EPUB 3 e o W3C.
  • Uma entrevista de Graham Bell, da EDItEUR, com pelo menos dois fornecedores de sistemas (Virtusales e Firebrand estão confirmados) sobre como seus produtos são integrados e suportados.
  • Também haverá uma atualização e uma chance de fazer perguntas à equipe do EDItEUR sobre os desenvolvimentos atuais no ONIX, Thema e ISNI.

Você pode amar ou odiar metadados e padronização, mas esta provavelmente é a conferência mais importante da Feira do Livro de Frankfurt, e seu programa é absolutamente fantástico.

Faça sua inscrição aqui for 175 libras esterlinas.

3. Global 50 CEO Talk, quarta-feira, 16.10, 14h – 15h, Frankfurt Pavilion (Agora)

Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix, é a convidada do Global 50 CEO Talk | © Divulgação
Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix, é a convidada do Global 50 CEO Talk | © Divulgação

Este evento é coorganizado pelo PublishNews em parceria com as revistas setoriais Livres Hebdo (França), Bookdao (China), buchreport (Alemanha) e Publishers Weekly (EUA). A convidada deste ano é Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix. A executiva será sabatinada por 60 minutos pelos editores das cinco publicações sobre temas como o amplo interesse atual da Netflix em histórias internacionais e direitos de livros para suas produções e programação, a adaptação de histórias locais altamente diversas para audiências globais, e a experiência da empresa de streaming em trabalhar conjuntamente com a indústria editorial ao redor do mundo.

Não é mais possível obter ingressos gratuitos para este evento, mas haverá lugares disponíveis no auditório que serão distribuídos por ordem de chegada. Não perca!

PS: Este evento está relacionado ao The Global 50 Ranking, um estudo que apresenta dados e análises fundamentais sobre as 56 maiores empresas editoriais do mundo, incluindo as brasucas Somos e FTD Educação. É possível baixar gratuitamente uma cópia digital do estudo elaborado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart nest link: www.wischenbart.com/global50

4. Frankfurt Audio Summit, quinta-feira, 17.10, 14h – 17h, Room Dimension, Level 4.2

As melhores cabeças globais da indústria de audiolivros marcam presença no Frankfurt Audio Summit | © Reprodução
As melhores cabeças globais da indústria de audiolivros marcam presença no Frankfurt Audio Summit | © Reprodução

Audiolivros são o assunto do momento. Isto já deveria ser motivo suficiente para você participar deste evento. Caso ainda não seja, veja o programa desenvolvido pela Feira do Livro de Frankfurt. Basicamente, as empresas e os nomes mais importantes do setor de audiolivros estarão lá, incluindo o brasileiro Marcos Pereira e o espanhol Javier Celaya.

O evento se anuncia assim: "Audiolivros, dramatizações de áudio, podcasts e outros formatos com a palavra faladas estão constantemente conquistando novos públicos em todo o mundo. Isso cria novas oportunidades para editores, escritores, atores e produtores. Ao mesmo tempo, o conteúdo de voz deve ser criado de maneira tão cuidadosa quanto a história por ele contada, e a monetização do conteúdo de áudio é sempre desafiadora. O Frankfurt Audio Summit abordará as maiores tendências e desafios da publicação de áudio: de números globais a exemplos de sucesso em áudio, monetização e inteligência artificial."

Você pode adquirir seu ingresso aqui por 149 euros.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Ubook, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Carlo Carrenho descobriu como editores brasileiros podem disponibilizar seus livros em Portugal
Carlo Carrenho analisa os números do mercado sueco e o crescimento das plataformas de assinatura no país nórdico
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
Nunca empreste livros, pois ninguém os devolve. Os únicos livros que tenho em minha biblioteca são aqueles que outras pessoas me emprestaram
Anatole France
Escritor francês

(1844-1924)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar