Saraiva começa a vender pelo marketplace da Amazon
PublishNews, Redação, 13/09/2019
Empresa não confirma, mas PublishNews compra um livro e ele chega nas embalagens oficiais da Saraiva

Printscreen da tela que circulou pelas redes sociais
Printscreen da tela que circulou pelas redes sociais
Não, o leitor não está lendo errado. A Saraiva abriu uma lojinha dentro do marketplace da Amazon e já está operando. Printscreens rolaram pelas redes sociais de pessoas ligadas ao mercado e o PublishNews foi conferir. Primeiro perguntou à assessoria de imprensa, que mandou uma nota dizendo que a empresa tem "reforçado sua estratégia de negócios voltada ao marketplace out, com o objetivo de ampliar a capilaridade e oferta de produtos, além de reforçar seu posicionamento multicanal". A nota, no entanto, não confirma a sua presença no marketplace da Amazon.

Diante da lacuna, o PublishNews resolveu comprar um livro e ver como ele chegava. O livro escolhido foi O conto da aia (Rocco). Na loja da Saraiva na Amazon, o livro estava disponível por R$ 24,90, com frete a R$ 4,50. E o livro foi entregue exatamente 35 horas depois da compra. Pelo site da própria varejista, o mesmo livro é ofertado por R$ 23,65. O frete expresso, para entrega em até dois dias, custa R$ 8,90.

O livro comprado pelo site da Amazon veio embalado na caixa da Saraiva e com fita adesiva da varejista | Cristiano Santos
O livro comprado pelo site da Amazon veio embalado na caixa da Saraiva e com fita adesiva da varejista | Cristiano Santos
O livro chegou no fim da manhã desta sexta-feira, embalado em caixa da própria Saraiva, lacrado com fita adesiva estampada com o nome da varejista e com nota fiscal emitida com o CNPJ da empresa, confirmando que é mesmo a Saraiva quem está operando a loja dentro do shopping virtual da gigante de Seattle.

Não é de hoje que a Saraiva oferece seus livros em marketplaces. A estratégia está no ar desde 2017, quando a varejista passou a vender pela B2W, detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime. Mais recentemente, a varejista que está em recuperação judicial passou a vender também pelo marketplace do Magazine Luiza.

Em seus relatórios mensais de atividades, a Saraiva tem recorrentemente reportado quedas nas vendas de seus e-commerce. Na última apuração, o faturamento nesse canal tinha caído 54,2% na comparação com igual período de 2018. A empresa justifica a queda por “problemas de estabilidade, que estão sendo solucionados e serão eliminados com a implantação de nova plataforma”.

Íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa da Saraiva

A Saraiva informa que tem reforçado sua estratégia de negócios voltada ao marketplace out, com o objetivo de ampliar a capilaridade e oferta de produtos, além de reforçar seu posicionamento multicanal. Atualmente, a rede tem parceria com grandes marketplaces, como Mercado Livre, B2W Digital - detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime - e Magalu”.

[13/09/2019 11:29:00]