Diante da lacuna, o PublishNews resolveu comprar um livro e ver como ele chegava. O livro escolhido foi O conto da aia (Rocco). Na loja da Saraiva na Amazon, o livro estava disponível por R$ 24,90, com frete a R$ 4,50. E o livro foi entregue exatamente 35 horas depois da compra. Pelo site da própria varejista, o mesmo livro é ofertado por R$ 23,65. O frete expresso, para entrega em até dois dias, custa R$ 8,90.
Não é de hoje que a Saraiva oferece seus livros em marketplaces. A estratégia está no ar desde 2017, quando a varejista passou a vender pela B2W, detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime. Mais recentemente, a varejista que está em recuperação judicial passou a vender também pelo marketplace do Magazine Luiza.
Em seus relatórios mensais de atividades, a Saraiva tem recorrentemente reportado quedas nas vendas de seus e-commerce. Na última apuração, o faturamento nesse canal tinha caído 54,2% na comparação com igual período de 2018. A empresa justifica a queda por “problemas de estabilidade, que estão sendo solucionados e serão eliminados com a implantação de nova plataforma”.
Íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa da Saraiva
A Saraiva informa que tem reforçado sua estratégia de negócios voltada ao marketplace out, com o objetivo de ampliar a capilaridade e oferta de produtos, além de reforçar seu posicionamento multicanal. Atualmente, a rede tem parceria com grandes marketplaces, como Mercado Livre, B2W Digital - detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime - e Magalu”.