Publicidade
Publicidade
A casa das sete mulheres
PublishNews, Redação, 24/07/2019
Florencia Ferrari é a entrevistada da semana da PublishNewsTV. Na conversa, ela fala sobre diversas coisas, inclusive sobre a Ubu – empresa que ela dirige ao lado de outras seis mulheres.

O episódio da PublishNewsTV dessa semana traz uma entrevista com Florencia Ferrari, sócia-fundadora da Ubu. Antropóloga de formação, ela começou a sua carreira no livro como assistente editorial da Cosac Naify, onde chegou à posição de diretora editorial, cargo que ocupou nos últimos quatro anos de vida da casa. Foi o fim da Cosac que marcou o começo da Ubu, em setembro de 2016. No papo que teve com André Argolo, ela falou sobre essa escola e como os princípios da Cosac, de certa forma, influenciaram os destinos da Ubu. Se na Cosac, Florencia precisava saber minimamente sobre finanças, marketing, estratégias comerciais – além das suas responsabilidades como diretora editorial –, na Ubu, ela teve que encampar todas essas responsabilidades que são divididas com as outras seis mulheres que compõem a sua equipe atual.

Argolo quis saber mais sobre esse lado pragmático, de empresária. Para isso, resgatou uma entrevista de Florencia em que ela falava sobre uma comunidade cigana, alvo de sua tese de doutoramento. Na entrevista, ela dizia ter fobia a burocracia e que o universo cigano seria um horizonte possível de futuro. Bem-humorada, reforçou que continua tendo ojeriza a burocracia e que para driblar isso, conta com a ajuda de um outro André, o Castro, que tem prestado uma consultoria à Ubu há alguns meses. Ela lembra que na Cosac não havia a variável “fluxo de caixa”, já que a editora funcionava num esquema de mecenato, com aportes constantes de seu fundador Charles Cosac. Na Ubu, desde a chegada de Castro, isso se tornou uma obsessão e graças a essa relação a empresa tem operado no azul e fazendo dinheiro de forma saudável e sustentável.

Ela falou ainda sobre a sua infância. Florencia nasceu na Argentina e veio, aos seis meses, para o Brasil. Os pais, trotskistas, foram perseguidos pela ditadura e se exilaram no Brasil. Seu avô – León Ferrari, um dos artistas plásticos mais renomados e combativos da Argentina – veio na sequência. Por aqui, o pai ingressou no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e sua mãe, que era economista e psicanalista, fundou uma editora.

O programa traz ainda a participação da nossa equipe. Talita volta até 2010 para resgatar a primeira lista de mais vendidos do PublishNews e conta quais eram os best-sellers daquela época. Luciana Sousa aproveitou a sua estada em Paraty para apresentar o projeto Companhia na Rua e Maju falou sobre os cinco ganhadores do Prêmio Jovens Talentos 2019.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas da HarperCollins Brasil e eleita Profissional do Ano de Marketing e Vendas do último Prêmio PublishNews, é a entrevistada dessa semana do PublishNews Entrevista
Ricardo Costa é o entrevistado dessa semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro
A professora Marilena Nakano é a entrevistada dessa semana da PublishNewsTV. Ela é voluntária da Rede Beija-Flor, uma das vencedoras do último Prêmio IPL – Retratos da Leitura.
Raquel Menezes deixou a Libre, entidade que representa os editores independentes no Brasil, não sem antes participar do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Gustavo Martins explica como funciona o Spinbot, um programa de disfarce literário e plágio
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O vídeo, apontado como um vilão do texto, tem o poder de chamar atenção novamente para a importância da palavra escrita.
André Argolo
Vídeo-repórter brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar