Publicidade
Publicidade
Sobre livros e pessoas
PublishNews, Redação, 03/07/2019
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Iã Paulo Ribeiro, o novo publisher das Edições Sesc e poeta nas horas vagas

A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Iã Paulo Ribeiro, o novo publisher das Edições Sesc.

Há 18 anos trabalhando no Sesc, Iã, que é poeta nas horas vagas, contou que desde o início se identificou muito com a empresa e seus valores, passou os últimos cinco anos como gerente adjunto e no início do ano assumiu o cargo de publisher da casa.

Na conversa que teve com André Argolo, Iã falou muito sobre os valores do Sesc e sobre como acredita que as pessoas que trabalham diariamente com o livro merecem o mesmo cuidado e atenção que as obras editadas pela casa. “O primeiro passo que eu dei quando pisei lá [com o novo cargo], foi tentar enxergar e ter uma visão mais forte e clara com relação às pessoas”, contou admitindo que lidar com os livros é mais fácil, mas que ao mesmo tempo eles conseguem ser muito parecidos com as pessoas. “É sempre uma surpresa quando você abre um livro ou conhece uma pessoa [...]. As pessoas são mais dinâmicas, mas assim como os livros têm um mesmo processo de encantamento e descoberta, pro bem ou pro mal”, brincou.

Iã conversou também sobre a linha editorial das Edições Sesc. “Ela vai mais pra negativa, não publicamos ficção e não publicamos infantojuvenil”, definiu explicando também os valores da empresa que se entrelaçam com os livros lançados e contou um pouco como a editora está lidando com a crise do mercado.

Sobre sua infância, Iã lembrou que seu pai era um leitor voraz e que foi com ele que pegou gosto pela poesia. “O fascínio pelas letras e pelas palavras eu tive sempre”, contou resgatando a memória de que foi alfabetizado pela mãe e que com cinco anos já era um leitor.

O final de sua infância e a adolescência em Araraquara, no interior paulista, os livros que leu e que o marcaram, os quatro anos que passou estudando Química e a descoberta da faculdade de Letras, o início da sua carreira, como entrou para o Sesc e até os livros que gostaria de editar também foram tema da conversa.

No nosso programa mais curto, Leonardo Neto explicou didaticamente e desastradamente (rs) como achar a Casa PublishNews na Flip e Talita Facchini resgatou mais notícias do passado do PN.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Alberto Martins, editor da 34 e também poeta e escritor, é o convidado dessa semana da PublishNewsTV
Nas lentes da PublishNewsTV, Cassia Carrenho revelou seu lado pouco conhecido pelo mercado editorial
A PublishNewsTV dessa semana recebeu Camila Cabete, sênior publisher relations menager da Kobo, colunista do PublishNews, apresentadora do podcast 'As Desqualificadas', feminista e defensora dos livros
A PublishNewsTV dessa semana recebeu o publisher da nova editora Antofágica e vencedor do Prêmio Jovens Talentos de 2015
Livreiro é o entrevistado do episódio da PublishNewsTV dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Alberto Martins, editor da 34 e também poeta e escritor, é o convidado dessa semana da PublishNewsTV
O presidente do SNEL falou sobre crise e sobre audiolivros enquanto a agente alemã contou como foi a conversa com o coordenador do Programa de Apoio à Tradução da Biblioteca Nacional
Júri elegeu os cinco profissionais de até 35 anos que merecem destaque por seu trabalho inovador
Na coluna de Luciana Pinsky, sua segunda crônica com o tema ‘portas’
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A boa literatura dá sentido à vida.
Socorro Acioli
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar