Apanhadão: As livrarias na era da internet
PublishNews, Redação, 17/06/2019
E mais: A banca de jornal que virou livraria; Estação Liberdade perde a briga pela publicação de obra de Lezama Lima; e o prelo das editoras

Na última semana, o Valor publicou uma matéria sobre o novo espaço que as livrarias na era da internet, citando exemplos como a Waterstones, no Reino Unido, que se reinventou numa tentativa de provar que ainda há vida, e lucro, para as livrarias tradicionais em um setor dominado pela Amazon. A matéria também falou sobre a compra da Barnes & Noble pela Elliott Management, dona da Waterstones e acredita que esse movimento é mais um sinal de que o comércio de livros pode ter superado sua pior fase pós-Amazon e encontrado formas de sobreviver.

A Veja São Paulo falou sobre a banca de jornal que foi transformada em livraria. A Combo Café & Cultura (Al. Franca, 1.154 – São Paulo / SP) foi criada pelos primos Lucas e Thiago Alves e possui obras clássicas e edições raras. Na parte interna, uma bancada com três banquetas viradas para a rua dá lugar a leitura, assim como as cadeiras de praia na calçada. Já o café vem para completar os livros, segundo Lucas "“dois prazeres eternos, ambos serão bons sempre, em qualquer momento”.

Na coluna da Babel, destaque para o final da história envolvendo a publicação de Paradizo, de Lezama Lima, por duas editoras, Martins e Estação Liberdade. Acontece que o autor não deixou testamento e sua obra passou para o Estado cubano, com quem a Martins negociou. Já a Estação Liberdade comprou os direitos da irmã do autor. Pois esta semana a Estação Liberdade foi condenada a pagar R$ 225 mil em indenização à Martins, além de outros valores relativos aos custos do processo. E a juíza mandou recolher a edição da Estação Liberdade do mercado. Apesar da decisão judicial, a Estação Liberdade não considera o caso encerrado e diz que vai mesmo recorrer.

No prelo das editoras está a obra Pare de ganhar mal, do especialista em negociação Breno Paquelet, que será publicado pela Sextante em agosto, e o romance Tchevengur, de Andrei Platônov (1899-1951), que ganhará a primeira edição no Brasil, em setembro, pela Ars et Vita e Kalinka.

Mais prelo também no Painel das Letras que adiantou que a biografia Samuel Wainer - O homem que estava lá, da jornalista Karla Monteiro, sairá pela Companhia das Letras em outubro. O livro revela o conteúdo de cerca de mil páginas de documentos sobre o jornalista guardados pelo Departamento de Estado americano.

N’O Globo, Ancelmo Gois contou que a partir de uma foto, a Autêntica decidiu lançar um livro com obras de Paulo Garcez, reúne, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Fernando Sabino, José Carlos Oliveira, Vinicius de Moraes e Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), a “nata da nata da crônica brasileira”. O título será Os sabiás da crônica e sai no segundo semestre e terá organização do crítico Augusto Massi e um texto de Ruy Castro contando detalhes da sessão fotográfica, com direito a imagens inéditas do encontro.

Tags: Apanhadão
[17/06/2019 08:00:00]