Instituto de Leitura Quindim participa de eventos na Colômbia e nos EUA
PublishNews, Redação, 24/10/2025
Volnei Canônica​, participa do Seminário do Livro Infantil e Juvenil, em Bogotá, e Roger Mello será um dos palestrantes da Conferência Regional da IBBY, em Boston

Roger Mello e Volnei Canônica © Marian Rech
Roger Mello e Volnei Canônica © Marian Rech
Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de outubro, o Instituto de Leitura Quindim estará em Bogotá para levar os seus conhecimentos à 19ª edição do Festival del Libro para Niños y Jóvenes, um dos eventos mais relevantes da América Latina dedicados à literatura infantil e juvenil. Sediada em Caxias do Sul (RS), a instituição vem se consolidando como uma das principais referências latino-americanas em mediação de leitura para as infâncias, ao articular ações que atravessam fronteiras geográficas e simbólicas.

O presidente do Quindim, Volnei Canônica, participará do Seminário do Livro Infantil e Juvenil, contribuindo com o painel em homenagem à obra da escritora e tradutora ítalo-brasileira Marina Colasanti (1937-2025). Realizado na Biblioteca Nacional da Colômbia, no Instituto Brasil-Colômbia (Ibraco) e em livrarias parceiras, o evento objetiva promover o diálogo entre escritores, editores, bibliotecários e promotores de leitura de todo o país, fortalecendo a integração cultural entre Brasil e Colômbia.

Em novembro, será a vez de o Quindim marcar presença nos EUA. De 7 a 9 de novembro, o ilustrador e escritor Roger Mello, vice-presidente do instituto, será um dos palestrantes principais da Conferência Regional da IBBY (USBBY), que ocorrerá em Boston. Responsável também pela identidade visual da conferência, Roger participa de um encontro que discutirá diversidade, liberdade intelectual e o poder da narrativa visual, com o tema “Mão na massa no coração de Boston”. O evento ocupará espaços como a Simmons University e a Biblioteca Pública de Boston, reunindo pesquisadores e criadores de várias partes do mundo em torno da literatura como ferramenta de transformação social.

Além da participação em Boston, Roger celebra uma nova conquista em sua trajetória: sua 13ª indicação consecutiva ao Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA 2026), considerado o maior prêmio internacional da literatura infantil e juvenil. Indicado pela IBBY Latinoamérica y Caribe, o artista — que já recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen — integra a lista de 263 candidatos de 74 países, ao lado da brasileira Vanessa Ratton, expoente da literatura indígena contemporânea. O resultado será anunciado em 14 de abril de 2026, na Suécia.

[24/10/2025 11:21:13]