Publicidade
Publicidade
A crise da Saraiva por quem estava lá dentro
PublishNews, Redação, 03/12/2018
Azevedo, ex-gerente de produtos da Saraiva, participa do Podcast do PublishNews e comenta sobre as raízes da crise da maior varejista de livros do Brasil e qual será o futuro do livro por aqui

Azevedo e a nossa equipe na gravação do Podcast | © Zé Barrichello
Azevedo e a nossa equipe na gravação do Podcast | © Zé Barrichello
Waldiney Mendes Azevedo, ou simplesmente Azevedo, como ficou conhecido na indústria, foi mais do que uma testemunha, foi um dos protagonistas da história recente da Saraiva. Por mais de 35 anos, trabalhou na empresa que recentemente pediu recuperação judicial. Ele foi o convidado do Podcast do PublishNews dessa semana e não poupou verbo para falar sobre a atual crise que a empresa enfrenta.

O ex-gerente de produtos da Saraiva lembrou que a venda dos ativos editoriais à Somos pode ter sido um dos starts da crise. “[A editora] ajudava muito. A rentabilidade de uma editora é muito boa. Então, até 2015, quando a editora pertencia ao grupo, era uma realidade. Depois, que a editora Saraiva foi vendida do grupo Tarpon, aí a situação começou a ficar um pouco mais difícil. Por que sobreviver com o varejo, com todos os custos envolvidos, não é fácil”, comentou o ex-funcionário, que comentou ainda sobre o modelo das megastores e de como ele também ajudou a empresa a acirrar a sua crise.

Apesar disso, Azevedo diz acreditar na saída da empresa da crise. “Eu acredito que a Saraiva, com todo o esforço que estão fazendo lá, poderá passar por essa crise. É claro terão que fazer a lição de casa e terão que apertar o cinto e até reduzir um pouco mais o tamanho da empresa para daqui a 3, 4, 5 anos voltar a pensar em crescimento”, previu o nosso convidado.

O profissional defendeu uma regulamentação do comércio de livros no Brasil e a isenção do IPTU das livrarias.

Azevedo participou ainda do nosso giro de notícias, comentando aquilo que foi destaque no nosso noticiário.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks e do #coisadelivreiro.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Diretor editorial da Planeta no Brasil participou do Podcast do PublishNews, falou sobre crise, sobre inovação e fez revelações
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
Traduzir é inventar o que já está lá.
Harrie Lemmens
Escritor e tradutor holandês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar