Todos os meses, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen apresentam o Painel das Vendas de Livros no Brasil. O relatório, que compila os principais dados apurados pelo instituto de pesquisa junto a vendedores de livros (livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento), aponta que entre os dias 13 de agosto e 09 de setembro esses players tiveram faturamento de R$ 137.542.821,45 apurados com a venda de livros. Essa cifra é 5,37% maior do que a apresentada no mesmo período de 2017. Em volume, o salto foi de 3,65%, indo de 3.421.616 exemplares vendidos em 2017 para 3.546.497 comercializados nesse ano.

É bom lembrar aqui que o varejo vinha com a sua seta apontada para cima desde fevereiro de 2017. A escalada foi interrompida entre junho e julho por conta da greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo e retomada no oitavo período (16/07 a 12/08).
As perspectivas, na visão da Nielsen, é que o varejo de livros feche 2018 com crescimento sobre o apurado em 2017. “Apesar de todas as incertezas político-econômicas do Brasil e de um cenário pouco harmonioso envolvendo os players do mercado livreiro, o consumo de livros vai na contramão, se encaminhando para um bom fechamento de ano” comenta Ismael Borges, gestor do Bookscan Brasil, ferramenta da Nielsen que monitora o mercado.
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