Afonso Borges, o caleidoscópico
PublishNews, Redação, 05/09/2018
Criador do ‘Sempre um Papo’ recria site para reunir toda a sua produção intelectual

Afonso Borges, o homem mil e uma utilidades do mundo do livro | © Divulgação
Afonso Borges, o homem mil e uma utilidades do mundo do livro | © Divulgação
Afonso Borges é um homem dos livros. O mineiro criou, em 1984, o Sempre um Papo, um dos mais longevos e bem-sucedidos programas de entrevistas a escritores que o Brasil já teve. Ao longo desses quase 35 anos, Afonso contabiliza já ter realizado algo em torno de seis mil edições do evento.

Inquieto, buscou outros caminhos para falar sobre livros. Há 12 anos, virou a voz do livro em rádios mineiras. Nesses anos, teve pílulas na programação nas rádios Guarany, CBN e agora na BandNews. Além disso, criou, em 2012, o Fliaraxá e, mais recentemente, passou a integrar o time de colunista d’O Globo onde colabora para o portal do diário carioca. E enveredou também pela seara da escrita e publicou seis livros, entre eles o infantil O menino, o assovio e a encruzilhada (Sesi-SP Editora) e de contos, Olhos de carvão (Record).

Não contente, criou o blog Mondo Livro onde reúne a sua opinião sobre diversos temas da atualidade e criou, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), um projeto nos presídios femininos de Minas Gerais, o Segunda Chance, que já foi destaque aqui no PublishNews.

Agora, toda essa produção ficará reunida no portal Mondo Livro, que acaba de ganhar novo visual. “O portal Mondolivro é fruto da necessidade de seguir o conselho de Fernando Pessoa: ‘sê inteiro'!!! Reflete a insanidade do mundo contemporâneo, onde as pessoas atuam em várias ‘janelas’ de uma atividade profissional. Eu sou este ‘bombril’, multiuso! As pessoas estavam ficando confusas, afinal, sou o curador do Fliaraxá, ao mesmo tempo, o criador, mediador e produtor do Sempre um Papo, falo em rádio, escrevo em jornais e sou autor. Precisava ser inteiro. Por isso, resolvi criar o portal. Agora está aí!”, disse ao PublishNews.

[05/09/2018 09:00:00]