
É nesse contexto que o programa Mondolivro, integrante da grade da Rádio Alvorada FM (94,9 MHz) vai apresentar uma série especial com cinco novos livros de escritoras negras, entre os dias 17 e 21 de novembro. Idealizado, produzido e apresentado por Afonso Borges, o Mondolivro completa 27 anos no ar, consolidando-se como um dos programas mais longevos do rádio brasileiro dedicados ao livro.
Ao longo da semana, a série evidencia autoras cujas obras dialogam com ancestralidade, educação, identidade, arte e resistência, reafirmando a literatura como espaço de memória e transformação.
A programação
Segunda (17) — Mamãe aprendeu a ler (Mazza Edições), de Luana Tolentino, abre a série. No livro infantil, a educadora narra a história real de sua mãe, alfabetizada aos 70 anos.
Terça (18) – Elayne Telés apresenta Escada sem degraus: Escrevivências de uma mulher negra periférica (Yby Editora), obra que transforma vivências em narrativas de resistência.
Quarta (19) – Leda Maria Martins fala sobre o lançamento A fina lâmina da palavra (Cobogó), reunião de ensaios sobre literatura, teatro e arte negra. No mesmo dia, às 18h, o Mondolivro Podcast recebe Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ignácio de Loyola Brandão e Sérgio Abranches para uma conversa especial sobre literatura e encruzilhadas contemporâneas.
Quinta (20) – Dia da Consciência Negra – A multiartista mineira Maíra Baldaia destaca A mulher e as águas do tempo, obra que une poesia, dramaturgia e ancestralidade feminina.
Sexta (21) – A escritora Eliana Alves Cruz encerra a série conversando sobre o novíssimo Meridiana (Companhia das Letras), romance sobre ascensão social de uma família negra e as permanências do racismo estrutural.






