Fliaraxá recebe Scholastique Mukasonga e Itamar Vieira Jr. para refletir sobre encruzilhada
PublishNews, Redação, 18/09/2025
Em cinco dias, mais de 40 escritores e escritoras de de diferentes origens sociais, étnicas e geográficas vão compor a programação oficial do festival

Scholastique Mukasonga e Itamar Vieira Junior em arte do evento
Scholastique Mukasonga e Itamar Vieira Junior em arte do evento
Entre os dias 1 e 5 de outubro, o Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá) chega à sua 13ª edição apostando na diversidade, na ética e na transformação social. Sob o tema “Literatura, Encruzilhada e Memória”, o evento terá como homenageados a escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, referência mundial na literatura do testemunho, e o romancista baiano Itamar Vieira Junior. A escritora camaronesa Léonora Miano também está entre as presenças internacionais confirmadas.

A programação, gratuita e híbrida, vai ocupar o Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá e será transmitida pelo canal oficial do evento no YouTube. Ao longo de cinco dias, mais de 40 escritores e escritoras de diferentes origens sociais, étnicas e geográficas participarão de debates, mesas, oficinas criativas, lançamentos de livros, atividades infantojuvenis, palestras cênico-literárias, maratonas de leitura, além de exposições e apresentações musicais e teatrais.

Entre os convidados confirmados estão Ale Santos, Bianca Santana, Calila das Mercês, Cecília Oliveira, Cristiane Sobral, Cidinha da Silva, Cláudio Fraga, Daniella Zupo, Eliane Marques, Geni Núñez, Henrique Marques Samyn, Hugo Monteiro Ferreira, Jamil Chade, Jeovanna Vieira, Jeferson Tenório, João Anzanello Carrascoza, Juliana Monteiro, Lívia Sant’Anna Vaz, Lisa Alves, Marcelino Freire, Mariana Carrara, Matheus Leitão, Morgana Kretzmann, Natalia Timerman, Nina Rizzi, Paulo Scott, Ricardo Ramos Filho, Sérgio Abranches, Simone Paulino, Tatiana Salem Levy, Tino Freitas e Vinícius Neves Mariano, entre outros.

“A proposta temática do Fliaraxá – Literatura, Encruzilhada e Memória – é convidar a todos e todas a refletir sobre a importância da lembrança, sob a perspectiva histórica, frente aos caminhos éticos que a humanidade necessita se orientar. Esta é a vida da Scholastique: o dever da memória posta em uma encruzilhada. Assim como toda a literatura do Itamar, fundada na gênese do brasileiro.”, declarou Afonso Borges, criador do festival.

A curadoria é assinada pelos escritores Jeferson Tenório, Bianca Santana e Sérgio Abranches, com a participação de Leo Cunha no eixo infantojuvenil e de Rafael Nolli, Carlos Vinícius e Luiz Humberto França na curadoria local.

Valorização da bibliodiversidade

Uma das marcas do Fliaraxá é o incentivo à produção independente. Autoras e autores terão espaço para lançar suas obras gratuitamente durante o festival, com a única contrapartida de doar dois exemplares para bibliotecas da cidade (responsabilidade da Fliaraxá). As vendas poderão ser feitas diretamente pelos escritores, via Pix, sem cobrança de comissão.

Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no site do evento até 19 de setembro. A equipe do festival agenda a data e hora do lançamento, que acontece na livraria oficial do Fliaraxá. Posteriormente, a programação com os lançamentos será divulgada no site e cada autor inscrito receberá um flyer de divulgação personalizado.

Compromisso ambiental com o Instituto Terra

Além da literatura, o Fliaraxá mantém um compromisso ambiental. Grandes eventos provocam excedente nas emissões de carbono — seja pelo deslocamento de convidados, transporte de materiais ou montagem da infraestrutura. Para compensar esse impacto, o evento dá continuidade à parceria com o Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado.

O convênio prevê o plantio de árvores e cultivo de espécies nativas, fundamentais para a regeneração ambiental e a proteção da biodiversidade. Também inclui ações de educação ambiental e formação de jovens profissionais especializados, com vistas a ampliar a consciência ecológica. A parceria, que já se tornou uma tradição, prevê ainda, no futuro, a recuperação de nascentes, uma das áreas de excelência do Instituto em seus 27 anos de atuação.

Em 2025, o patrono da Fliaraxá é Agripa Vasconcelos, autor de A vida em flor de Dona Beja (Editora Itatiaia, 2024) e o homenageado local é Fernando Braga de Araújo, de Araxá põe a mesa. (Artigo A, 2019).

O Fliaraxá é viabilizado por meio da Lei Rouanet e apresentado pelo Ministério da Cultura e CBMM, que em 2025 completa 70 anos de fundação. O patrocínio é do Itaú e Bem Brasil e apoio cultural Centro Cultural Uniaraxá e Academia Araxaense de Letras, em uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo. Toda programação é gratuita, com tradução simultânea em Libras e transmitida online pelo canal @fliaraxa do Youtube.

SERVIÇO

13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1 a 5 de outubro (quarta a domingo)
Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo, Araxá/MG)
Entrada gratuita | Programação acessível em Libras
Para informações mais detalhadas, visite o site oficial da Fliaraxá

[18/09/2025 10:02:58]