Publicidade
Publicidade
Mercado editorial e a sutil arte de ligar o foda-se
PublishNews, Julio Silveira, 10/08/2018
Em sua coluna, Julio Silveira faz sua análise da atual crise do mercado editorial e conclui: 'Se é forte a crise, mais forte é o livro'

O livro no Brasil vai mal mas isso não é notícia (afinal, o que é que não vai mal no Brasil?) e tampouco é novidade (raras vezes não estivemos em crise). A gente vai levando enquanto pode (quem pode) e vai mantendo a fé ou a pose. Só que agora está dando na vista. Espaços vazios nos shoppings onde havia livrarias e livrarias que se mantêm abertas, mas vazias de fregueses são a face escancarada da crise editorial que já é comentada nas redes, nas esquinas e na tevê.

Dois dos construtores do livro moderno no Brasil, Luiz Schwarcz e Marcos Pereira, conversaram com Pedro Bial sobre a (falta de) perspectiva e sobre a crise que, segundo o fundador da Companhia das Letras, é talvez a mais forte das suas quatro décadas de atuação. Diante da ameaça de fechamento das duas maiores compradoras de livros que, junto com o governo, eram o esteio do mercado, os editores procuraram soluções para salvar as livrarias, incluindo a remarcação do preço dos livros… para cima. Argumentaram que o preço de capa não acompanhou a inflação e que livros mais caros garantiriam margens mais robustas para as livrarias cobrirem seus custos. Faltou explicar como, a arrepio dos fundamentos da economia, um aumento de preço poderia levar a um aumento da demanda, mas a equação do mercado editorial não costuma levar em conta a variável “leitor”. Já o apelo ao governo é invariável.

Uma comitiva de editores, representados pelos presidentes da CBL e do SNEL esteve com o presidente Temer para “pedir apoio na busca de soluções para a contenção dos problemas financeiros enfrentados pela indústria editorial brasileira” e saiu com promessas de linhas de crédito e financiamento para dar sobrevida ao varejo. Por sinal, antes do encontro, esse governo, no apagar das luzes (em todos os sentidos), mostrou-se mais preocupado com soluções para a segurança, propondo desviar verbas da cultura (voltou atrás) ou do Sesc, que muitas vezes faz o que o Ministério da Cultura não pode ou não tem dinheiro para fazer. A alegação é que falta dinheiro para a segurança, concretizando a profecia de Darcy Ribeiro: “se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”.

Enquanto editores procuram manter vivo o varejo (e a agonia do mercado) e esperam o livro volte a funcionar por decreto, o leitor dá seu jeito de contornar a situação e as livrarias. Se elas eram o “lugar de mercado”, hoje importa mais o marketplace. As editoras estão vendendo mais por canais que sequer veem os livros passarem por suas prateleiras. Um atestado disso é que na Bienal do Livro de 2018, onde não se vê estande da Saraiva, ergue-se imponente um do Mercado Livre, uma das maiores “intermediadoras” entre os leitores e as editoras. Esta relação, porém, está ficando ainda mais direta e íntima: seguindo a picada aberta pelos clubes de livros por assinatura, as editoras estão reforçando a venda direta e até arregimentando leitores em grupos como o “Intrínsecos”, criado justamente por uma das editoras que mais contava com as redes de livraria para seu sucesso.

Se é forte a crise, mais forte é o livro: esse vigor se vê nas redes, nos festivais literários, nos novos formatos, nos leitores e escritores. Também se vê por aí gente nas editoras e livrarias inventando soluções, se virando. Talvez seja isso do que precisamos para virar essa página: deixar para lá uma equação que já não dava resultado e tentar outras, para, quem sabe, reescrever esse negócio do livro.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, que investiga a publicação digital e transmídia. Dirige o projeto “NossaLíngua.Doc” que documenta e estimula as conversas mundiais em português, em mídia social, livros e filme. É promotor de festivais de literatura e atual curador do LER, Salão Carioca do Livro.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Livrarias italianas podem abrir, mas não querem; letãs querem abrir no fim de semana, mas não podem; francesas não podem vender, mas também não deixam a Amazon tomar seu espaço: como o livro europeu se vira com o vírus
Em sua coluna, Julio Silveira relata como Portugal e em especial, editores e livreiros, estão lidando com a pandemia da covid-19
Julio Silveira anda dividindo seu tempo entre o Brasil e Portugal. Da 'Terrinha', resolveu começar uma série de artigos para a sua coluna no PublishNews. Nesse primeiro, conta como é o negócio do livro em terras lusas.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
No segundo capítulo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas lembra de episódios marcantes vividos ao lado do poeta gaúcho
Podcast do PublishNews recebe Alex Amorim, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados, para falar tudo o que o editor e livreiro precisam saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, mais uma vez, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento
E há poetas que são artistas/E trabalham nos seus versos/Como um carpinteiro nas tábuas.
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português
(1888 - 1935)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar